Enem: 5 dicas importantes para melhorar sua redação antes da prova

Alô, estudantes! O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em janeiro de 2021 e até lá, ainda dá tempo de se preparar bem para a prova. Para te ajudar com os estudos, separamos algumas dicas valiosas para você tirar uma nota melhor na redação da prova.

Enem: 5 dicas importantes para melhorar sua redação antes da prova (Imagem: reprodução/Google)
publicidade

redação é uma etapa muito importante, pois são avaliados a capacidade do estudante de criar e defender uma tese no quesito dissertativo-argumentativo.

Assim, em 30 linhas, o aluno deve desenvolver suas ideias de forma clara e coesa, dominando a língua portuguesa. Inclusive, estes são alguns dos requisitos necessários para que o estudante possa encarar uma graduação.

Elaboração da redação do Enem 2020

Lembre-se que o texto precisa ser divido em partes. Além do título (afinal, nunca esqueça do título), a redação precisa ter introdução, desenvolvimento (com, pelo menos, 2 argumentos) e conclusão.

São 30 linhas para produzir uma dissertação-argumentativa que tenha um contexto e apresente uma tese. Seja exposto a argumentação e defesa da tese apresentada. Além disso, que termine apresentando as possíveis soluções.

Domínio da norma culta

Ademais, é preciso que o estudante apresente letra legível e domine a norma culta da língua portuguesa. Pois isso será avaliado pelos corretores. Revise vírgulas, concordância verbal e acentuação.

Coesão e coerência

Após apresentar uma tese, defenda-a até o fim. Mantenha a coesão e coerência do seu texto, sempre interligando os argumentos. Se possível, tente evitar termos óbvios também.

Fique atento às novas regras do Enem

Vá até o site do Enem, leia o edital, e verifique todas as regras. Isso será de grande ajuda para você entender como funciona a redação e o que é necessário para tirar uma boa nota e, quem sabe, garantir a tão sonhada vaga em um curso do ensino superior.

Correção da redação

É preciso entender que a correção da redação é feita por dois professores diferentes. Nenhum dos corretores sabe qual foi a nota atribuída por cada um. Assim, a meta é que o exame tenha maior credibilidade na parte de correção.

Portanto, após cada um dar a sua nota, o sistema tira uma média entre os valores, resultando assim em uma pontuação final.

Vale lembrar que, em casos de a diferença ser de 100 pontos entre os corretores, um terceiro avaliador é solicitado.

Datas do Enem 2020

As provas serão feitas nos meses de janeiro e fevereiro. Veja as datas:

Janeiro

  • DIA 17 – Aplicação da prova impressa – 1º dia
  • DIA 24 – Aplicação da prova impressa – 2º dia
  • DIA 31 – Aplicação da prova digital – 1º dia

Fevereiro

  • DIA 7 – Aplicação da prova digital 2º dia
  • DIA 24 – Aplicação da prova para pessoas privadas de liberdade (PPL) – 1º dia
  • DIA 25 – Aplicação da prova para pessoas privadas de liberdade – 2º dia

Lucas SantosLucas Santos
Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto