Enem 2020: 5 dicas para melhorar seus pontos na redação

Com as provas do Enem de aproximando, marcadas para janeiro de 2021, muitos alunos estão preocupados com seu desempenho, principalmente na redação. Já que esta parte do exame é um critério importante na nota final.

Enem 2020: 5 dicas para melhorar seus pontos na redação
Enem 2020: 5 dicas para melhorar seus pontos na redação. (Imagem/Reprodução Google)

Para conseguir uma bolsa, por exemplo, o estudante precisa, ao menos, não zerar a redação, mas quanto melhor for sua nota, mais chances de ele conseguir entrar em uma boa instituição de ensino superior. Pensando nisso, separamos 5 dicas de ouro para você mandar bem na redação do Enem.

1ª DICA: Entenda o tipo de texto pedido

Já é de conhecimento de todos que a redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo. Então, é importante que o aluno saiba de fato o que é isso para poder conseguir produzir uma redação que atenda de fato ao que é solicitado.

Dissertar nada mais é do que expor um assunto, enquanto que argumentar é apresentar fatos que comprovem uma afirmação feita. É esperado que o estudante possa defender um ponto de vista sobre um tema, geralmente ligado a questões políticas ou sociais.

Todo texto dissertativo-argumentativo precisa de 3 elementos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

 2ª DICA: Mantenha-se informado

É impossível produzir um bom texto sem ter um repertório, que por sinal é cobrado no Enem.

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”, competência 3.

Então, é preciso que o estudante tenha um bom conhecimento de mundo, consiga fazer conexão entre diversos assuntos, possa fazer até mesmo citações inteligentes e contextualizadas em seu texto. Viu uma notícia em um jornal (impresso ou televisionado)? Procure ela em outra fonte, tenha contato com pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto.

 3ª DICA: Leia, leia muito

Já ouviu aquela máxima de que quem lê muito geralmente escreve bem? Pois bem, ela é real, quanto maior for seu nível de leitura mais vasto vai ser seu vocabulário e até mesmo seu repertório irá melhorar. O que influenciará, novamente, na competência 3.

 4ª DICA: Pratique

Assim como ler é importante, praticar também o é. É impossível que o estudante chegue no momento de prova sem ter feito algumas redações. Muitos sites disponibilizam temas de redação, também é possível ter acesso aos temas dos anos anteriores na internet.

Se possível, peça que alguém, que possui uma boa leitura e escrita, leia o seu texto e pontue onde é necessário melhorar.

 5ª DICA: Mantenha a impessoalidade

Muita gente peca nesse quesito, mas uma redação dissertativa-argumentativa sempre é feita com linguagem impessoal. Nada de dizer que “Você acredita nisso” ou “você pensa assim..”. escolha o “acredita-se”, entre outras formas mais impessoais.

Quer mais dicas sobre o Enem? Acompanhe a seção de Carreiras do fdr e fique informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.