O Fundo de Financiamento Estudantil concede o financiamento de nível superior em instituições privadas para estudantes que se encaixam em algum dos seus grupos. O FIES 2021 deve iniciar sua seleção ainda em janeiro.
FIES 2021: Como é feita a seleção?
Primeiramente, para participar do FIES é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.
A seleção do Fundo de Financiamento Estudantil é bem parecida com a de outros programas de ingresso no ensino superior. Ou seja, os estudantes são selecionados pela nota alcançada no exame, ele concorre diretamente com os outros inscritos no mesmo curso, turno e faculdade em que ele se candidatou.
Como se inscrever no FIES 2021
As inscrições devem começar em 26 de janeiro. Para realizar o processo o estudante deve acessar ao Site do Programa e seguir o passo a passo:
- O login no site do Fies 2021 será feito com o CPF, data de nascimento e e-mail. Além disso, ele deverá gerar uma senha;
- Após o primeiro acesso, é necessário aguardar o e-mail de validação para poder de fato acessar a plataforma;
- O candidato deve acessar novamente o Sistema Fies e fazer de fato sua inscrição;
- É no momento da inscrição que ele deverá inserir mais dados pessoais e selecionar o curso e a instituição em que pretende ingressar. É possível escolher até 3 cursos, lembrando que a ordem no sistema define a prioridade do candidato.
- Com o nome na lista de pré-selecionados, é necessário acessar ao site SisFies em até 5 dias.
- Nesse momento, o estudante precisará informar os dados do financiamento;
- Após a conclusão dos passos no SisFies, o prazo de 10 dias começa a contar e será necessário se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição em que se vai estudar para fazer a validação das informações.
- O último passo da inscrição é a oficialização do financiamento, o que deve ser feito no prazo de 10 dias. Nessa etapa, o estudante e o fiador, caso seja necessário um, devem ir até o banco escolhido.
FIES 2021: Preciso de Fiador?
O estudante deve se apresentar com o fiador diretamente na unidade bancária, podendo o fiador e o estudante ficarem com status de inadimplentes quando o pagamento é atrasado.
Salvo nos casos em que não é necessário um fiador para a contratação do Fies, veja abaixo quais são eles:
- Bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos;
- Alunos de cursos de licenciatura;
- Candidatos com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa.
Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.