Negocie sua dívida com FIES pagando menos até o fim deste mês; veja como

Agora, os estudantes que estão em atraso no pagamento do FIES terão atéDES 31 de janeiro para fazer a renegociação da dívida. Veja quem pode participar da negociação.

Negocie sua dívida com FIES pagando menos até o fim deste mês; veja como
Negocie sua dívida com FIES pagando menos até o fim deste mês; veja como (Imagem/Reprodução: Google)

Estudantes que estão inadimplentes junto ao Fies ganharam uma nova oportunidade. A situação de inadimplência acarreta prejuízos e restrições tanto ao estudante, quanto ao seu fiador. Com a quitação da dívida ambos voltam ao status de adimplentes.

Quem pode negociar a dívida?

Quem assinou o contrato até o segundo semestre de 2017 e que estavam com débitos vencidos até 10 de julho de 2020 podem participar da negociação que acaba de prorrogada. Vale lembrar que a dívida não pode estar sendo protestada judicialmente.

Renegociação Fies: Formas de pagamento

O sistema oferece aos interessados na renegociação duas opções para quitar a dívida:

– A liquidação:

  • Ou seja, o pagamento total, antes do prazo ser prorrogado, o Governo oferecia a redução em 100% dos juros de mora, mas com a prorrogação a única regra que não se aplica mais é essa.
  • Também é possível fazer a liquidação do saldo em 4 parcelas semestrais, nesse caso, há redução de 60% dos juros e o pagamento vai até 31 de dezembro de 2022.

Parcelamento do saldo devedor total, são três formas de se obter descontos:

  • Em até 24 parcelas mensais, é concedida a redução de juros em 60% e a primeira parcela deve ser paga em março de 2021;
  • Em até 145 parcelas mensais, os juros são reduzidos em até 40%;
  • Em até 145 parcelas mensais, é concedida a redução de 25% dos juros.

O valor mínimo das parcelas, é de R$ 200,00. A data de pagamento geralmente é feita observando o aniversário do usuário do sistema.

Como solicitar a renegociação do Fies?

Os interessados devem procurar a Instituição bancária responsável pelo financiamento.

Quem tiver o Fundo de Financiamento Estudantil contratado com o Banco do Brasil tem algumas opções: procurar uma agência bancária ou solicitar via mobile.

Para maiores informações também é possível buscar ajuda no portal do BB, pelo WhatsApp (61-4004-0001) ou através da Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Quem tem contrato com a Caixa Econômica Federal pode realizar toda a renegociação pelo site portal SIFES-Webr. A instituição bancária disponibilizou uma Cartilha para ajudar os estudantes a fazerem essa contratação e tirar quais dúvidas.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.