MEC anuncia 93 mil vagas e NOVAS regras para o FIES 2021; inscrições começam dia 26

Com inscrições abrindo em 26 de janeiro, o FIES 2021 promete 93 mil vagas ao todo. O ano de 2021 deve contar com três processos seletivos, e novas regras. Saiba mais a partir de agora.

MEC anuncia 93 mil vagas e NOVAS regras para o FIES 2021; inscrições começam dia 26
MEC anuncia 93 mil vagas e NOVAS regras para o FIES 2021; inscrições começam dia 26 (Imagem/Reprodução: Google)

Em 2019, o Ministério da Educação havia anunciado que o número de vagas ofertadas pelo Fundo de Financiamento Estudantil seria reduzido a partir desse ano, passando de 100 mil para 54 mil.

No entanto, as recentes divulgações dos números do programa não evidenciaram essa decisão.

A quantidade de vagas ofertadas no Fundo de Financiamento Estudantil é definida no Plano Trienal do FIES.

Ou seja, em 2022 e 2023 estão previstas também que sejam ofertadas 93 mil vagas a cada ano.

Mudanças no Fies 2021

É comum que o programa tenha apenas duas edições ao ano. Em 2020, além das seleções previstas também tivemos uma “extra” para vagas remanescentes. Para esse ano, há a expectativa de que sejam 3 seleções.

A decisão da pasta foi divulgada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

“Mas como nem todas as instituições privadas começarão as aulas em fevereiro, teremos outra edição em abril do ProUni e Fies para os alunos que farão o Enem 2020. Normalmente isso aconteceria apenas no segundo semestre, mas ano que vem teremos três edições destes programas”, disse Alexandre Lopes.

Outra mudança é que nesse primeiro processo seletivo não haverá inscrição para a lista de espera. Assim, quem não for convocado estará automaticamente participando da lista de espera do Fies 2021, como foi divulgado no edital de abertura do programa.

Os CANDIDATOS não pré-selecionados na chamada única deste processo seletivo do Fies constarão automaticamente de lista de espera a ser utilizada para fins de preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas”.

Fies 2021: Calendário

Confira abaixo o calendário completo do primeiro processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil de 2021:

  • Período de Inscrição: De 26 a 29 de janeiro de 2021.
  • Divulgação da lista de pré-selecionados: 2 de fevereiro de 2021.
  • Prazo para a Complementação da inscrição – pré-selecionados em chamada única: de 3 a 5 de fevereiro de 2021.
  • Convocação por meio de lista de espera: de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

Acompanhe a nossa editoria de Carreiras no FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.