INSS começa 2021 com 1,7 MILHÕES de pedidos em análise; aprenda a acelerar o seu!

Segurados do INSS enfrentam longas filas para ter acesso a concessão de seus benefícios. Na última semana foi liberado um balanço relevando que há cerca de 1,7 milhões de pessoas aguardando a análise previdenciária. O número é menor que o apurado em 2020, mas ainda significa uma grande espera. Abaixo, saiba como otimizar sua solicitação.

Calendário INSS 2021: todas as datas de pagamento a partir de janeiro
Calendário INSS 2021: todas as datas de pagamento a partir de janeiro (Imagem: Agência Brasil)

As filas do INSS são uma realidade desde que a reforma da Previdência foi aprovada, em novembro de 2019.

Porém, novos agravantes atrapalharam ainda mais as análises, como a chegada da pandemia do novo coronavírus. Diante disso, é preciso ficar atento ao dar entrada na concessão.

INSS solicita documentos regulares

Para evitar ficar em atraso o órgão recomenda que os segurados observem toda a documentação exigida pelo benefício. Segundo a administração, grande parte dos atrasos ocorre justamente porque os envios são feitos de forma errada, onde os dados estão desatualizados ou incompletos.

Além disso, outra ação que pode auxiliar no andamento do processo é a certeza de que têm direito à concessão.

Nesse caso, antes de fazer a solicitação o cidadão deve verificar todas as normas previdenciárias e assim identificar em qual modalidade de enquadra.

Números do atendimento

De acordo com o relatório liberado pelo órgão, dos 1,7 milhão em espera, 498 mil estão aguardando o envio de documentos por parte dos segurados. Somente em janeiro de 2020, 2,03 milhões de pessoas estavam na fila, sendo o número reduzido para 1,86 milhões em fevereiro.

Tempo limite de análise no INSS

De acordo com a lei, o INSS precisa dar o ok nas análises dentro de um período de até 45 dias. Depois desse prazo, o segurado pode recorrer a justiça para ter direito a demais quantias e indenizações.

Porém, não se pode esquecer que diante da realidade do novo coronavírus, o Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União, homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), aumentou o tempo máximo para até 90 dias para alguns benefícios. Confira o tempo por categoria:

  • Salário-maternidade: 30 dias
  • Aposentadoria por invalidez comum e acidentária: 45 dias
  • Auxílio-doença comum e por acidente do trabalho: 45 dias
  • Pensão por morte: 60 dias
  • Auxílio-reclusão: 60 dias
  • Auxílio-acidente: 60 dias
  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência: 90 dias
  • Benefício assistencial ao idoso: 90 dias
  • Aposentadorias, salvo por invalidez: 90 dias
  • Pelo acordo, os prazos para o cumprimento de decisões judiciais serão os seguintes (considerados a partir da intimação do INSS):
  • Benefícios por incapacidade: 25 dias
  • Benefícios assistenciais: 25 dias

Para saber mais sobre benefícios previdenciários acompanhe nossa página exclusiva do INSS.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.