Pensando em tornar o ENEM 2020 mais fácil de ser compreendido, o INEP divulgou uma cartilha que explica bem o que acontecerá na correção das redações. Além disso, expõe dicas para a produção do texto e muito mais.
Começou 2021 e agora é oficial, faltam apenas dias para a aplicação do Enem 2020. Mas será que os participantes realmente sabem de que forma eles são avaliados?
Foi pensando em sanar dúvidas, explicar de forma clara, que o INEP criou o documento A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante. Entenda agora do que se trata ele.
Afinal, o que é a redação do Enem 2020?
Como de costume, o texto será do tipo dissertativo-argumentativo. Nele o estudante deverá escrever sobre um tema relacionado a questões sociais, cientificas, cultuais ou políticas.
Segundo as próprias orientações do INEP, o estudante sempre deverá defender uma tese em seu texto, que nada mais é do que uma opinião a respeito do assunto solicitado.
O texto, além da tese, deve apresentar o tema (correndo o risco de ser caracterizado como fuga o fato de não o citar ou o explorar o suficiente). Argumentos e uma proposta de intervenção.
Enem 2020: Correção da redação?
Diferente das demais provas em que a correção é automatizada. A prova de redação tem a correção feita por profissionais graduados em letras ou linguísticas.
Durante a correção são avaliadas as 5 competências que ouvimos o tempo todo em que nos preparamos. A nota máxima é 1.000, esse valor é distribuído de modo que cada competência valha 200 pontos.
Na cartilha é possível descobrir do que se trata cada competência e quais os critérios que levam os avaliadores a atribuir nota zero em uma redação.
Outra coisa muito interessante sobre o documento A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante é a possibilidade de se ter acesso a redações que tiraram nota mil em 2019 com comentários que podem ajudar o estudante a melhorar a sua produção.
O que muda no Enem 2020?
Além da clara mudança da data de aplicação, que geralmente acontece em novembro. Os estudantes se deparam com mudanças como:
- Aplicação do Enem Digital;
- Obrigatoriedade do uso de máscara, sendo permitida abaixar para identificação feita ao fiscal e para se alimentar;
- Redução no número de candidatos nas salas de aplicação;
- Sala especial para quem é do grupo de risco;
- Possibilidade de quem estiver com sintomas ou diagnosticado com Covid-19 fazer a prova depois.
Continue acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.