ENEM 2021 lançará método seriado inédito para estudantes brasileiros

Vem novidade pela frente para os estudantes brasileiros. Após o primeiro ano de realização do Enem digital, o Enem 2021 deve ter a modalidade seriada também. Entenda agora como vai funcionar.

ENEM 2021 lançará método seriado inédito para estudantes brasileiros
ENEM 2021 lançará método seriado inédito para estudantes brasileiros (Imagem/Reprodução: Google)

O ano de 2020 trouxe várias mudanças para os estudantes brasileiros, e 2021 promete permanecer com o mesmo ritmo.

Enem 2021 seriado, o que é?

É uma modalidade relativamente nova para os estudantes brasileiros, apesar de algumas universidades já terem adotado modelos semelhantes.

No Enem Seriado, os estudantes serão avaliados por uma prova que deve acontecer ao final de cada ano do ensino médio.

Ao final das 3 provas é que a nota do estudante é gerada. Ou seja, ela será a somatória das três notas e poderá ser usada para ingresso em de programas como o Programa Universidade para Todos e o Fundo de Financiamento Estudantil.

Essa modalidade deve estar disponível para estudantes da rede pública e particular e deve acontecer totalmente de modo digital.

Acontece que o Enem Seriado na verdade é a reformulação de uma prova já existente.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Seab acontece hoje para o 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, e para o 3º ano do ensino médio. A prova avalia apenas língua portuguesa e matemática.

Com a mudança, os estudantes devem ser avaliados a cada ano apenas nos assuntos que foram estudados naquele ano. Ou seja, eles não responderão mais a uma única prova com todo o conteúdo do ensino médio, como acontece hoje.

Por que realizar o Enem 2021 seriado?

A ideia do Inep ao criar mais esse tipo de Exame Nacional do Ensino Médio é disponibilizar mais uma forma de ingresso ao ensino superior.

Já se sabe que a nota do Enem seriado poderá ser usada no Prouni e Fies. Existe também a expectativa de que ela seja aceita no SiSU, mas isso depende de as instituições de ensino aderirem ou ao a essa modalidade.

Também será possível participar do Enem Seriado e do Enem 2021. Como confirmou o coordenador-geral de exames para certificação do Inep, Eduardo Carvalho Sousa.

“O aluno que fizer o Enem seriado em 2021 também pode fazer o Enem regular. As duas provas não serão na mesma data, para que o aluno possa concorrer a uma vaga por meio dos dois processos seletivos”.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.