INEP divulga cartilha com orientações sobre redação do ENEM 2020; confira detalhes

Pensando em tornar o ENEM 2020 mais fácil de ser compreendido, o INEP divulgou uma cartilha que explica bem o que acontecerá na correção das redações. Além disso, expõe dicas para a produção do texto e muito mais.

INEP divulga cartilha com orientações sobre redação do ENEM 2020; confira aqui!
INEP divulga cartilha com orientações sobre redação do ENEM 2020; confira aqui! (Imagem/Reprodução: Google)

Começou 2021 e agora é oficial, faltam apenas dias para a aplicação do Enem 2020. Mas será que os participantes realmente sabem de que forma eles são avaliados?

Foi pensando em sanar dúvidas, explicar de forma clara, que o INEP criou o documento A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante.  Entenda agora do que se trata ele.

Afinal, o que é a redação do Enem 2020?

Como de costume, o texto será do tipo dissertativo-argumentativo. Nele o estudante deverá escrever sobre um tema relacionado a questões sociais, cientificas, cultuais ou políticas.

Segundo as próprias orientações do INEP, o estudante sempre deverá defender uma tese em seu texto, que nada mais é do que uma opinião a respeito do assunto solicitado.

O texto, além da tese, deve apresentar o tema (correndo o risco de ser caracterizado como fuga o fato de não o citar ou o explorar o suficiente). Argumentos e uma proposta de intervenção.

Enem 2020: Correção da redação?

Diferente das demais provas em que a correção é automatizada. A prova de redação tem a correção feita por profissionais graduados em letras ou linguísticas.

Durante a correção são avaliadas as 5 competências que ouvimos o tempo todo em que nos preparamos. A nota máxima é 1.000, esse valor é distribuído de modo que cada competência valha 200 pontos.

Na cartilha é possível descobrir do que se trata cada competência e quais os critérios que levam os avaliadores a atribuir nota zero em uma redação.

Outra coisa muito interessante sobre o documento A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante é a possibilidade de se ter acesso a redações que tiraram nota mil em 2019 com comentários que podem ajudar o estudante a melhorar a sua produção.

 O que muda no Enem 2020?

Além da clara mudança da data de aplicação, que geralmente acontece em novembro. Os estudantes se deparam com mudanças como:

  • Aplicação do Enem Digital;
  • Obrigatoriedade do uso de máscara, sendo permitida abaixar para identificação feita ao fiscal e para se alimentar;
  • Redução no número de candidatos nas salas de aplicação;
  • Sala especial para quem é do grupo de risco;
  • Possibilidade de quem estiver com sintomas ou diagnosticado com Covid-19 fazer a prova depois.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.