ENEM 2020: Dicas para melhorar sua concentração antes da prova

Por conta da pandemia de covid-19, o Enem 2020 acontecerá no início do próximo ano. Para que o participante possa estar preparado para o exame, alguns cuidados devem ser tomados. Confira dicas para melhorar a concentração antes da prova.

ENEM 2020: Dicas para melhorar sua concentração antes da prova
ENEM 2020: Dicas para melhorar sua concentração antes da prova (Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

A prova impressa do Enem está prevista para acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Com a proximidade do exame, o participante já deve ter em mente algumas ações, para que a concentração melhore. Veja dicas para se preparar.

Cuide da alimentação

Busque comer alimentos nutritivos durante a rotina. No período de estudos, por exemplo, o estudante pode ficar com fome e acabar comendo alimentos menos saudáveis para matar a fome.

Porém, essa decisão pode prejudicar a saúde pessoa, de forma a dificultar a concentração no momento do Enem. Não se esqueça de se hidratar regularmente. Estabeleça o hábito de beber água — pois ajudará na atividade cerebral.

Cabe destacar que ficar um longo período sem se alimentar também pode causar resultados adversos na saúde da pessoa. Como resultado, será mais difícil de manter a concentração. Para evitar esse problema, inclua a alimentação saudável de forma regular.

Descanse

Com a proximidade da data para o Enem, os estudantes costumam aumentar o tempo de estudo. No entanto, é preciso saber dosar o tempo de estudo com o tempo de descanso. Ao descansar de forma equilibrada, o corpo poderá ter melhor funcionamento para que não dê “brancos” no exame.

No dia anterior ao exame, evite passar a madrugada acordado estudando, mexendo no celular, ou fazendo outras coisas. Para que a mente e o corpo estejam na melhor forma, estabeleça esse período de descanso.

Chegue com antecedência no dia do Enem 2020

Para o dia da prova, organize seu horário para não chegar em cima da hora. Ao chegar mais cedo, será possível estar mais tranquilo para responder as questões e elaborar a redação.

Vale lembrar que o Enem tem um prazo estabelecido para entregar a prova. Sendo assim, todos os minutos do exame são muito importantes. Dessa forma, tenha um planejamento para não estar com a mente focada em questões paralelas — e resultar na falta de concentração no início da resolução.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.