Com o início do ano chegam também os impostos que são cobrados anualmente e que não podem ser adiados, pois os juros só fazem aumentar as despesas e desenvolver complicações. Diante disso, a prefeitura já divulgou o calendário IPTU Aracajú 2021.
A prefeitura de Aracajú divulgou, na última quarta-feira (30), o calendário do IPTU Aracajú 2021 e, segundo a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), o reajuste do tributo foi de 2,65%.
Essa porcentagem é de acordo com a variação do Índice Nacional e Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). Os imóveis que não têm o imposto cobrado com base no valor de mercado terão um acréscimo de 5% até atingir a correção fiscal.
O secretário da pasta, Jeferson Passos, explica que “Aqueles imóveis que a prefeitura ainda não cobra o IPTU sobre o valor de avaliação de mercado, ou seja, que a cobrança está defasada foi estipulado um acréscimo anual de 5% até que seja alcançada a justa correção fiscal”.
Quem optar pelo pagamento em cota única, com vencimento marcado para o dia 15 de janeiro, terá desconto de 7,5%. Os boletos já estão disponíveis no site da Semfaz e o carnê de pagamento também será entregue pelos Correios aos aracajuanos.
Esse desconto de 7,5% é para aqueles que não possuem débitos com o município. Porém, quem estiver inadimplente também receberá descontos de 2,5%. Aqueles que não puderem pagar em cota única podem optar pelo parcelamento.
O IPTU de Aracajú pode ser divido em até dez parcelas, porém as parcelas não podem ser abaixo de R$ 93. A primeira parcela tem o vencimento na próxima quinta-feira (05) e as seguintes ocorrem sempre no dia 5 ou no primeiro dia útil.
A prefeitura de Aracajú também disponibiliza a isenção fiscal para os moradores, porém, esse desconto é de acordo com o valor do imóvel e à renda familiar, com intenção de beneficiar as famílias mais carentes.
Além disso, o município concede a isenção do IPTU para os servidores municipais. Porém, para ter direito a esse desconto os servidores precisam possuir vínculo profissional e um único imóvel, independente do valor. Dessa maneira, quase 40 mil moradores de Aracajú são beneficiados com essa regra.