Siga ESTAS dicas e aumente seu patrimônio a partir de 2021

Neste ano muitas pessoas perderam o seu emprego, se viram com a renda reduzida ou até mesmo sem a renda, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus que assolou o mundo. No próximo ano é hora de aumentar seu patrimônio.

Siga ESTAS dicas e aumente seu patrimônio a partir de 2021
Siga ESTAS dicas e aumente seu patrimônio a partir de 2021 (Imagem: Joslyn Pickens/Pexels)

Para que 2021 seja um ano mais tranquilo, está no momento de fazer o planejamento financeiro para traçar, reforçar e alcançar os objetivos.

Tenha uma reserva

Antes de começar a definir os seus objetivos para 2021, lembre-se que tudo pode mudar e muito rápido.

Por conta disso, é muito importante ter uma reserva de emergência, um dinheiro que seja o suficiente para cobrir ao menos 6 meses de suas despesas fixas mensais e que pode ser usado nas situações de emergência.

Uma das estratégias para fazer essa reserva é guardar cerca de 15% da sua renda mensalmente e investir esse dinheiro em ativos de liquidez e baixo risco como Tesouro Direto ou CDBs.

Defina objetivos e metas

O objetivo é algo que não precisa de um tempo determinado para ser atingido e a meta deve ter um prazo para ser cumprida.

Com isso, é importante focar nas metas de curto prazo, que possam ser cumpridas de 4 a 6 meses. 

Caso o seu objetivo seja ganhar mais dinheiro na sua profissão, a sua meta financeira pode ser fazer um novo curso.

Se estiver começando, nos primeiros meses busque por opções disponíveis no mercado e poupando o dinheiro para fazer a matrícula.

Tenha prioridades e foco

Apesar do planejamento ser importante, executar é ainda mais, por conta disso é importante focar no que é prioridade e deixar as coisas secundárias de lado.

As coisas menos importantes podem ser trocar de carro e abandonar gastos supérfluos.

Realize cortes nos gastos adicionais, compre apenas o necessário e escolha pagar tudo o que estiver ligado aos seus objetivos antes de gastar o seu dinheiro ou outras coisas.

Faça o dinheiro render

Não adianta fazer uma reserva e deixa-la parada, o melhor é fazer o dinheiro render.

Caso sua meta tenha o prazo até o segundo semestre, o seu dinheiro pode ser investido em ativos que tenham tempo de carência de 6 meses como LCI ou LCA

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!