O governo do Tocantins vai manter o atual modelo de cobrança do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) pelos próximos dois anos. Sendo assim, o calendário de pagamentos para os exercícios de 2021 e 2022 foi publicado no suplemento do Diário Oficial do Estado da última segunda-feira, 28.
A portaria da Secretaria da Fazenda do Tocantins diz que os proprietários de veículos podem quitar o IPVA 2021 em cota única ou parcelado em até 10 vezes.
Até o ano de 2018, o IPVA no Tocantins possuía datas de vencimento diferentes que eram definidas segundo o número final das placas dos veículos.
O pagamento à vista vence no dia 15 de janeiro de 2021 conta com um desconto de 10%. Os motoristas podem pagar o imposto em cota única até o dia 15 de outubro, porém sem aplicação de desconto.
O parcelamento pode ser feito em até 10 vezes, com a condição de que o valor da parcela não seja menor que R$400 para pessoa jurídica e de R$200 para pessoa física. Quem pagar o IPVA parcelado só receberá o licenciamento do veículo após quitar a última parcela.
Como pagar o IPVA 2021
Os motoristas devem acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-TO) e imprimir o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (DARE). Será necessário inserir o número do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário.
De acordo com a Sefaz, o valor do tributo é calculado com base no valor de mercado do veículo, obedecendo às alíquotas constantes no artigo 78 do Código Tributário do Estado do Tocantins.
IPVA 2022
No caso do calendário de 2022 haverá uma alteração com relação a data de vencimento da parcela única com desconto, prevista para 17 de janeiro de 2022. Essa data também é válida para a primeira parcela de quem optar por parcelar o pagamento do imposto.