Empresários se unem para pedir parcelamento do IPTU DF 2021 em DEZ vezes

Nesta segunda-feira (28), o Fórum do Setor Produtivo do Distrito Federal encaminhou um ofício ao governador Ibaneis Rocha (MDB) com a solicitação de que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não tivesse reajuste. O documento também propõe que o IPTU DF 2021 seja pago em até 10 parcelas.

Empresários se unem para pedir parcelamento do IPTU DF 2021 em dez vezes
Empresários se unem para pedir parcelamento do IPTU DF 2021 em dez vezes (Imagem: Agência Brasília)

Os representantes do setor econômico realizaram o encaminhamento do ofício para buscar minimizar os impactos causados pela pandemia de covid-19.

Segundo o Fórum do Setor Produtivo, essa solicitação tem o objetivo de evitar a inadimplência e mais consequências negativas para o setor produtivo. Como justificativa para o pedido, o fórum cita a lenta recuperação econômica e a contenção do consumo devido ao isolamento social.

Além disso, os representantes destacam o baixo faturamento, o comprometimento de contratos e folhas de pagamentos por conta de novas sanções locais e alto grau de incerteza sobre a normalização da atividade econômica.

Calendário IPTU DF 2021

No dia 18 deste mês, a Secretaria de Economia do Distrito Federal publicou no Diário Oficial o calendário de pagamento do IPTU. Foi definido que os moradores poderão pagar o imposto em cota única ou em quatro parcelas.

As datas de pagamento variam de acordo com o número da inscrição do imóvel constante do Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CI/DF). A primeira parcela terá início em maio de 2021. A cota única e a primeira parcela possuem o mesmo prazo para o pagamento. Confira o calendário definido para 2021:

  • Final da inscrição 1 e 2 — 17 de maio; 21 de junho; 19 de julho; 23 de agosto
  • Final da inscrição 3 e 4 — 18 de maio; 22 de junho; 20 de julho; 24 de agosto
  • Final da inscrição 5 e 6 — 19 de maio; 23 de junho; 21 de julho; 25 de agosto
  • Final da inscrição 7 e 8 — 20 de maio; 24 de junho; 22 de julho; 26 de agosto
  • Final da inscrição 9, 0 e X — 21 de maio; 25 de junho; 23 de julho; 27 de agosto

As parcelas a serem pagas serão iguais e sucessivas. Vale ressaltar que o valor de cada uma não poderá ser menor que R$ 20. Caso a soma do valor do IPTU e a TLP seja menor que R$ 40, o contribuinte deverá realizar o pagamento em cota única.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.