IPVA e IPTU 2021 ganham reajuste NESTE valor no Distrito Federal

Na tarde desta quarta-feira, 9, a Câmara Legislativa, aprovou o reajuste nos valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

IPVA e IPTU 2021 ganham reajuste NESTE valor no Distrito Federal
IPVA e IPTU 2021 ganham reajuste NESTE valor no Distrito Federal (Imagem Google)

De acordo com o Governo do Distrito Federal, o IPTU terá um reajuste de 2,94%. Já o IPVA possui uma tabela de recomposição variável, que significa que a correção depende do valor do veículo na Tabela Fipe. Os dois projetos passaram sem emendas.

A expectativa do Palácio do Buriti é arrecadar R$1.281.167.248 com o IPVA. A receita líquida estimada para o IPTU é de R$1.173.130.618. Agora os dois projetos seguem para a aprovação do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Isenção do IPVA

Existem alguns tipos de isenção para o IPVA 2021. Um deles é a isenção automática destinada as categorias de trabalhadores que tem o veículo como instrumento do trabalho.

Nesta situação podemos inserir os taxistas, mototaxistas, ônibus para transporte escolar e transporte de pessoas com direito diplomático, trens e máquinas agrícolas; maquinário de construção civil, industrial ou no manejo de cargas (como guindastes e empilhadeiras); entre outros. Existe também a isenção de veículos considerados mais antigos.

Mesmo que estas concessões sejam feitas de forma automática, o motorista precisa prestar atenção, pois se isto não acontecer, será preciso solicitá-la através de uma ação declaratória tributária.

Para saber se o veículo está isento para ano seguinte, é necessário verificar as determinações do estado em que foi emplacado.

  • Isenção por doença

Em caso de doenças, os carros novos e usados estão aptos a receber a isenção, porém precisam ser adaptados para o uso do paciente e que tenha a liberação para condução do carro, segundo a aptidão física do requerente e acompanhamento médico.

  • Solicitação de Isenção

Nas situações mencionadas acima, é preciso entrar no site da Secretaria da Fazenda do estado onde mora e inserir as informações que serão pedidas.

Documentos pessoais e do veículo também devem ser anexados na solicitação da isenção para agilizar a verificação do pedido.

Também é possível fazer o procedimento de forma presencial ou pelos correios, porém, é preciso busca orientações em cada estado. O pedido de isenção é gratuito em todo o Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.