CNH Cidadã DF: O que as empresas ganham oferecendo a habilitação SEM custo?

Empresas do Distrito Federal poderão participar de novo projeto social do governo. Validado recentemente, a CNH Cidadã permitirá que centenas de servidores locais passem a ter acesso a carteira de habilitação de forma gratuita. Dessa forma, o Detran DF informou que está recebendo as inscrições dos parceiros a partir desta terça-feira (15).

CNH Cidadã DF: O que as empresas ganham oferecendo a habilitação SEM custo? (Imagem: Google)
CNH Cidadã DF: O que as empresas ganham oferecendo a habilitação SEM custo? (Imagem: Google)
publicidade

O CNH Cidadã foi uma iniciativa desenvolvida pelo governo do Distrito Federal para fomentar o mercado de trabalho.

A ideia é que empresas relacionadas aos serviços de trânsito passem a se cadastrar para que seus servidores contribuam no fornecimento da CNH de forma gratuita, como retorno as marcas passarão a ter profissionais com maiores possibilidades de atuação.

Processo de inscrição das empresas na CNH Cidadã

Para poder registrar os servidores na CNH Cidadã, as empresas terão que fazer a inscrição no site do órgão. Será autorizada a participação de Autoescolas, clínicas médicas e psicológicas, além de laboratórios toxicológicos e estabelecimentos de monitoramento de aulas práticas e teóricas.

Uma vez que o registro for aprovado, o Detran passará a pagar pelos serviços prestados. Os valores ainda deverão ser anunciados, mas irão variar de acordo com cada produto ou atendimento ofertado pela empresa.

A ideia, segundo o Detran DF, é poder contar com o máximo de colaboradores possíveis para permitir que até o próximo ano cerca de 3 mil moradores tenham acesso a CNH de forma gratuita.

Cadastro de empresas

Para participar é preciso que as empresas atendam aos seguintes critérios:

  • Estar devidamente credenciadas junto ao Detran-DF ou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de acordo com sua área de atuação;
  • Não estar impedida ou suspensa para o exercício das atividades pertinentes, mediante certidão negativa expedida pela Gerência de Fiscalização Administrativa (Gerfad);
  • As autoescolas devem ter índices de aprovação de seus candidatos de, no mínimo, 60% nos exames teóricos e práticos, respectivamente, referentes aos 12 meses anteriores ao mês da renovação do credenciamento;
  • Assinar o Termo de Adesão ao Programa Habilitação Social.

Sobre o CNH Cidadã

O CNH Cidadã deverá passar a funcionar a partir do mês de janeiro. A população registrada terá direito de realizar os procedimentos abaixo de forma gratuita para terem acesso a carteira de habilitação.

  • Exames de aptidão física, mental, psicológica e toxicológica, quando exigido;
  • Obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria;
  • Emissão da CNH;
  • Realização dos cursos teórico e prático;
  • Provas teóricas e práticas.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.