Calendário licenciamento 2021 MT: Veja novo valor e datas de pagamento

O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran-MT) divulgou, na última sexta-feira (18), o novo calendário de pagamento do licenciamento 2021, no Diário Oficial do Estado.

Calendário licenciamento 2021 MT: Veja novo valor e datas de pagamento
Calendário licenciamento 2021 MT: Veja novo valor e datas de pagamento (Imagem: Reprodução/Google)

O novo cronograma teve os prazos estendidos, com o intuito de dar mais tempo aos mato-grossenses para pagar o imposto, devido aos impactos econômicos gerados pela pandemia.

As novas datas foram reajustas, de acordo com o calendário de vencimento do IPVA que também foi alterado a partir do Decreto Estadual nº 755, sancionado na última terça-feira (15).

O decreto é de caráter excepcional e ajustou as datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, relativo ao exercício de 2021. Ambas as prorrogações são para aliviar as despesas dos mato-grossenses diante da pandemia.

Para que assim, os proprietários de veículos possam ter mais tempo para conseguir os valores das taxas. Os pagamentos do licenciamento 2021 iniciarão em março e finalizarão no mês outubro.

Calendário licenciamento 2021 MT

Final da placa Mês de pagamento
1 Março
2 Março
3 Março
4 Abril
5 Maio
6 Junho
7 Julho
8 Agosto
9 Setembro
0 Outubro

Pagamento do licenciamento 2021

O tributo anual deve ser emitido no site do Detran-MT. Veja abaixo o passo a passo de como emitir o documento:

  • Acesse o portal do Detran-MT;
  • Em “Consulte Seu Veículo” informe o número da pala e do Renavam;
  • Clique em “Consultar”;
  • Selecione a opção “Licenciamento”;
  • Confira as informações e faça a impressão do boleto de pagamento.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo MT Cidadão. Após o pagamento de todos os débitos (IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT, dívida ativa e possíveis multas) o condutor pode fazer a impressão do documento em papel A4.

O CRLV Digital possui QR Code que está ligado à base nacional de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e que garante a autenticidade e segurança.

Por esse motivo, contém todas as informações do veículo, assim como a situação do pagamento das taxas obrigatórias e é válido em todo o território brasileiro. Dessa maneira, tem a mesma validade que o antigo “verdinho”.

Além disso, o Detran-MT não emiti mais o documento, sendo de responsabilidade do condutor fazer a impressão do CRLV Digital. Veja algumas dicas de como conseguir descontos no IPVA:

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.