Detran publica calendário do licenciamento 2021 do Mato Grosso com prazo ampliado

Como forma de aliviar as finanças dos motoristas, o Detran MT ampliou os prazos de pagamento do Licenciamento 2021. O novo calendário começa a partir do mês de março e foi publicado na última sexta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado, através da portaria nº721.

Licenciamento RJ 2020: Calendário completo com as datas prorrogadas
Detran publica calendário do licenciamento 2021 do Mato Grosso com prazo ampliado (Imagem: Reprodução/Google)

Este adiamento tem como base o Decreto Estadual nº755 de 15 de dezembro de 2020 que, em caráter excepcional, ajusta o calendário de pagamentos do IPVA exercício 2021.

O prazo maior para o pagamento do IPVA e do Licenciamento é uma maneira de conceder um “respiro” a mais nas contas dos cidadãos, em decorrência dos impactos econômicos trazidos pela pandemia do coronavírus.

Calendário Licenciamento 2021 Mato Grosso

Com esse adiamento nas datas, o calendário está definido da seguinte maneira: placas finais 1, 2 e 3 vencerão em março; final 4, em abril; final 5 vencerá em maio e final 6 será em junho. Placa final 7 vencimento em julho, final 8 em agosto, final 9 em setembro e final 0 em outubro.

  • Confira a tabela:

Como pagar o Licenciamento 2021

Os motoristas podem pagar a taxa de Licenciamento Anual emitindo a guia no site do Detran-MT, na opção “Consulte seu Veículo”. Depois de efetuar o pagamento da taxa, o motorista deve imprimir seu licenciamento em uma folha de papel A4, no site do Detran ou no aplicativo MT Cidadão.

A versão digital agora é definitivo e não é mais impresso em papel moeda pelo Detran. O documento impresso em casa pelo cidadão em folha A4 tem o mesmo valor jurídico do anterior com autenticidade e segurança garantidos por meio de QR Code, que está ligado à base nacional de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

É importante ressaltar que o veículo só estará licenciado após o proprietário pagar todos os débitos referentes a ele como o IPVA, Seguro DPVAT, a taxa de Licenciamento, e eventuais multas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.