Varejo de São Paulo terá ALTA surpreendente com ajuda do auxílio emergencial

Comércio de São Paulo dribla a pandemia e deverá encerrar o ano com números positivos. Mesmo o Brasil vivenciando uma das maiores crises sanitárias e econômicas de sua história, dados da Fecomercio SP mostram que o setor de varejo na região deverá fechar com índices de acréscimos em comparação com 2019. O principal motivo para tal cenário deve ser a liberação do auxílio emergencial.

Varejo de São Paulo terá ALTA surpreendente com ajuda do auxílio emergencial (Imagem: Google)
Varejo de São Paulo terá ALTA surpreendente com ajuda do auxílio emergencial (Imagem: Google)

O ano foi negativo para parte significativa dos setores econômicos, no entanto, em São Paulo há um desfecho positivo prestes a ser registrado. Segundo levantamentos feitos pela Fecomercio SP, o mercado varejista cresceu em 2%, se comparado com 2019, devido a liberação do auxílio emergencial.

O estudo mostrou que as vendas para os supermercados e lojas de materiais de construção apresentarem acréscimos significativos, fazendo com que aproximadamente R$ 12 bilhões fosse movido no estado.

Análise de especialistas sobre as vendas no varejo

Altamiro Carvalho, assessor econômico da Fecomercio, explicou que com a liberação do auxílio emergencial o varejo recebeu um investimento total de cerca de R$ 32 bilhões, impedindo assim que houvesse um prejuízo inicialmente estimado em 3%.

Dessa forma, apesar de não ter sido um ganho significativo, os levantamentos mostram que a economia estadual não foi tão gravemente afetada.

No entanto, é preciso ponderar que dentro do mercado varejista foi também registrada a maior desigualdade de vendas das últimas décadas.

Enquanto os supermercados e construção faturavam mais 15%, o setor de vestuários caiu em 25%. A diferença de 15 pontos entre ambos foi a maior da história.

Ainda de acordo com as projeções da Fecomercio SP, o ano deverá ser encerrado com 64,2 mil empresas de portas fechadas e o comércio com 60 mil funcionários a menos.

“Essa é uma situação ainda mais dramática, ao se pensar que o setor de vestuário, que teve desempenho muito prejudicado, é composto, em sua maioria, por empresas de pequeno porte, que não devem voltar após o fim da pandemia. O varejo no estado de São Paulo, sem dúvida vai sair da pandemia menor do que entrou e ainda mais concentrado”, diz Carvalho.

Para 2021 a projeção é que em janeiro, com o fim do auxílio emergencial, uma nova queda volte a ocorrer em todos os setores.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.