SISU 2021: MEC contradiz ministro e divulga NOVA data para as inscrições

Durante uma entrevista à ABTV, filiada da Rede Globo em Pernambuco, na sexta-feira (11), o ministro da educação, Milton Ribeiro, deixou escapar que as inscrições para o Sistema de Seleção Simplificada (SISU 2021) começariam no final de janeiro e seria usada a nota do Enem feito em anos anteriores. Mais tarde, sem mencionar a fala de Ribeiro, o MEC se pronunciou dizendo que as inscrições do SISU começarão em abril. 

SISU 2021: MEC contrária ministro e divulga NOVA data para as inscrições
SISU 2021: MEC contradiz ministro e divulga NOVA data para as inscrições (Imagem: Isac Nóbrega/PR)

Na entrevista à ABTV, durante a inauguração no novo prédio do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, no campus Agreste, em Caruaru (PE), o ministro revelou que os candidatos poderão, talvez, usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores para conseguir uma vaga no curso superior.

“Nós estamos marcando a questão do Sisu para o final de janeiro. Nós vamos divulgar nessa semana agora o calendário, que possa aproveitar, talvez notas do Enem do passado e para as escolas privadas. Então está tudo organizado, essa semana eu devo distribuir essa informação para conhecimento de todos da sociedade”, afirmou Ribeiro.

Dessa maneira, o uso da nota do Enem de anos anteriores seria uma novidade, já que esse sistema usa apenas a nota do exame mais recente.

Com a controvérsia, e a realização da prova marcada para janeiro, volta a valer a antiga regra. E os vestibulandos poderão usar seu desempenho mais recente para ingresso nas instituições públicas.

Outra novidade é o uso dessas notas para as escolas privadas, porém não faz sentido, já que o SISU é um programa de seleção para universidades públicas.

É importante lembrar que os programas voltados às universidades particulares são o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sendo que ambos já tiveram os editais e calendários divulgados na sema passada.

No caso desses programas, realmente os cadastros acontecerão antes mesmo da realização do Exame. Por isso, serão usadas as notas de desempenhos anteriores.

SISU

O Sisu é um sistema do Ministério da Educação (MEC) utilizado para ofertar as vagas disponíveis nas instituições de ensino superior. A seleção acontece por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio.

Por esse motivo, os candidatos devem ter realizado o Enem e não podem ter zerado na redação. Além disso, os estudantes que participam como treineiros não podem concorrer a uma vaga no ensino superior.

Os candidatos aptos a se inscrever podem escolher até dois cursos, sendo necessário colocar em ordem de preferência. As vagas são distribuídas seguindo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Caso tenha mais alguma dúvida é possível ter mais informações no Portal do SISU ou pelo telefone 0800 616161.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.