Prouni 2021: Sem nota do ENEM 2020, como fazer minha inscrição?

Possibilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas s pessoas que não teriam condições de ingressar nelas, essa é a função do Prouni. O programa concede bolsas de estudos de 50 a 100%.

Prouni 2021: Sem nota do Enem 2020, como fazer minha inscrição?
Prouni 2021: Sem nota do Enem 2020, como fazer minha inscrição? (Imagem/Reprodução: Google)

É comum que aconteçam duas seleções ao ano para o Prouni, sempre antes do início de cada semestre. O que vimos em 2020 foi que também houve a seleção para as vagas remanescentes, o que pode acontecer também em 2021.

Ingresso pelo Prouni em 2021

Em setembro, o presidente Jair Bolsonaro realizou um veto que modificou o ingresso pelo Prouni em 2020. Ele decidiu pela exclusão da obrigatoriedade do uso da nota do Enem 2020 no Prouni de 2021.

Ainda falta a divulgação de quais os anos serão aceitos para a candidatura. Isso quer dizer que, os estudantes poderão fazer uso da média alancada em anos anteriores no Enem. A justificativa do presidente foi a seguinte:

“…ao condicionar os processos seletivos de acesso aos cursos das instituições de educação superior aderentes ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) com a divulgação do resultado do Enem poderá prejudicar os alunos que não o fizeram e muitos que não o farão em função da pandemia, bem como poderá inviabilizar que outros tantos alunos de baixa renda possam ingressar no Prouni”.

Quem pode se inscrever no Prouni 2021?

O sistema cobra alguns requisitos básicos para que os candidatos possam se inscrever, veja abaixo quais são eles:

  • Pessoas que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas ou na rede privada de ensino, nesse caso como bolsa integral;
  • Pessoas portadoras de deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino, desde que estejam em exercício das suas funções;
  • Para concorrer a bolsa de 100% é necessário possuir renda mensal de até um salário mínimo e meio per capita, ou seja, por pessoa;
  • Para a bolsa de 50% o candidato deve comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, ainda não foram divulgadas quais as edições serão aceitas;
  • Pessoa que conseguiu atingir 450 pontos no Enem ou mais, e que não zerou a redação.

Para mais informações sobre o Prouni 2021, siga acompanhando a nossa editoria de Carreiras.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.