FIES prorroga prazo para aditamento do contrato; veja até QUANDO renovar

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) adiou até o 31 deste mês, o prazo para aditamento dos contratos fechados no segundo semestre deste ano e a determinação é válida para contratos simplificados e não simplificados. A portaria já constava no “Diário Oficial da União” desde quinta-feira, 3.

FIES prorroga prazo para aditamento do contrato; veja até QUANDO renovar
FIES prorroga prazo para aditamento do contrato; veja até QUANDO renovar (Imagem Google)

O texto estipula que os agentes financeiros do FIES devem receber a documentação que confirme legitimidade das matrículas, mesmo com os prazos vencidos.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, é um programa de financiamento para que estudantes cursem o ensino superior em universidades particulares. Atualmente o programa é composto de duas categorias:

  • A primeira trata de vagas com juro zero para estudantes que contam com uma renda mensal familiar de um a no máximo três salários mínimos
  • Já a segunda, chamada P-Fies, possui juros variáveis e é voltada para estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos no máximo.

Inadimplência

A crise financeira que aconteceu antes da pandemia, provocou atrasos no pagamento em vários contratos.

No ano passado, o índice de inadimplência do FIES aumentou e 567 mil contratos já passavam de 90 dias de atraso no mês de abril.

No mês de dezembro, os números cresceram mais e já ultrapassavam os 700 mil contratos com atraso, o equivalente a 47% do total de 1,5 milhão de contratos na fase da amortização.

Esta fase compreende o momento em que o estudante já terminou o curso de graduação, passou do período de carência e precisa começar a arcar com as parcelas do empréstimo.

No mês de outubro, foram abertas pelo MEC um processo seletivo para o preenchimento de 50 mil vagas que sobraram dos outros processos abertos, seja por motivos de desistência ou por falta de documentação.

Este processo vai oferecer 20 mil vagas a mais que o realizado para preencher as vagas do segundo semestre, quando foram abertas 30 mil vagas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.