Caixa TEM vai oferecer contratação do Casa Verde e Amarela pela internet

A Caixa Econômica Federal informou na última quinta-feira (10) que o aplicativo Caixa TEM irá oferecer os serviços de microcrédito e contratação do financiamento habitacionalCasa Verde e Amarela”. Os dois serviços devem ser autorizados pelo Banco Central nos próximos meses.

Caixa TEM vai oferecer contratação do Casa Verde e Amarela pela internet
Caixa TEM vai oferecer contratação do Casa Verde e Amarela pela internet (Imagem: Montagem FDR.com.br)

A decisão de oferecer crédito imobiliário partiu dos resultados obtidos pela Caixa no primeiro trimestre deste ano. Segundo as informações divulgadas pelo banco, entre os meses de janeiro e março de 2020 foram contratados R$ 33,2 bilhões, o maior número já registrado.

Esse resultado é 21,5% superior que do segundo trimestre de 2020 e 58,7% maior ao registrado durante o mesmo período do ano passado.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, durante a coletiva de divulgação dos resultados de 2020, “Retomamos o nível operacional de antes do coronavírus e crescemos mais do que o ano passado. Aconteceu o mesmo em relação ao consignado”.

De acordo com Guimarães, a oferta de microcrédito será para, no mínimo, 10 milhões de brasileiros. Com isso, a única forma de realizar esse grande número de operações bancárias é através do banco digital da Caixa.

“85% do crédito imobiliário da Caixa tem origem em correspondentes do banco [como lotéricas e correspondentes bancários], que atuam em locais onde não há agências. Logo, esse aplicativo vai de encontro com nossos objetivos”, acrescentou o executivo.

Com o intuito de garantir a segurança no aplicativo e no programa de crédito, o presidente da Caixa informou que o banco digital usará o PIX. Segundo Guimarães, o Caixa TEM já cadastrou 18,5 milhões de chaves PIX.

Dos mais de 18 milhões de caves cadastradas, 47% realizaram o cadastro por maio do aplicativo. Com isso, é possível perceber o crescimento da bancarização no sistema financeiro.

“A bancarização é um fato. Essas pessoas entraram via Caixa Tem, se bancarizaram e hoje já têm movimentação bancária, inclusive no PIX”, reforçou Guimarães.

Caixa TEM

É importante lembrar que o Caixa TEM foi criado em abril, para facilitar à consulta de informações e saldo dos benefícios sociais repassados a população brasileira mais necessitada. Além disso, com o aplicativo também é possível realizar compras e pagamentos.

Dessa maneira, os trabalhadores e beneficiários podem consultar o auxílio emergencial, Abono Salarial PIS/Pasep, seguro-desemprego, Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e o FGTS emergencial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.