Nesta quinta-feira (10), a Caixa Econômica Federal dará início aos pagamentos do auxílio emergencial para os beneficiários do Bolsa Família. O pagamento corresponde a 9ª e última parcela do benefício. Além disso, essa é a quarta parcela extensão no valor de R$ 300 que irá finalizar os pagamentos no dia 23 de dezembro de 2020.
O pagamento do Bolsa Família vai de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) começando pelo número 1 até o 0. Dessa maneira, nesta quinta-feira (10), os beneficiários que possuem o NIS terminado em 1 irão receber a última parcela do auxílio emergencial.
De acordo com Ministério da Cidadania, cerca de 1.6 milhão de beneficiários recebem nesta data. É importante lembrar que o pagamento corresponde a 4ª parcela do pagamento extensão do auxílio emergencial no valor de R$300.
No dia 23 de dezembro os beneficiários com o NIS terminado em 0 irão finalizar os pagamentos. Atualmente, o país possui 14.274 milhões de pessoas contempladas pelo programa de transferência de renda.
O pagamento do Bolsa Família, geralmente, ocorre a partir da terceira semana no mês. Porém, devido às festas de fim de ano e o feriado de Natal o pagamento deste mês foi antecipado para a segunda semana.
O saque é realizado através do cartão magnético do programa em uma das agências da Caixa Econômica Federal no dia indicado no calendário de pagamento.
Calendário de pagamento do Bolsa Família
- NIS 1: 10 de dezembro (quinta-feira);
- NIS 2: 11 de dezembro (sexta-feira);
- NIS 3: 14 de dezembro (segunda-feira);
- NIS 3: 15 de dezembro (terça-feira);
- NIS 5: 16 de dezembro (quarta-feira);
- NIS 6: 17 de dezembro (quinta-feira);
- NIS 7: 18 de dezembro (sexta-feira);
- NIS 8: 21 de dezembro (segunda-feira);
- NIS 9: 22 de dezembro (terça-feira);
- NIS 0: 23 de dezembro (quarta-feira).
Como é possível perceber não há pagamentos do Bolsa Família nos fins de semana. Além disso, todos os beneficiários terão acesso ao dinheiro antes da véspera do Natal, podendo assim, garantir a festa com a família.
Pagamento do Bolsa Família na conta Poupança Social Digital
A partir deste mês as pessoas que recebem o programa social receberão os recursos na conta Poupança Social. Dessa maneira, esses cidadãos poderão movimentar o valor através do aplicativo Caixa TEM.
Com isso, o governo pretende criar mais de 9 milhões de contas bancárias para os brasileiros que não possuem.