Caixa TEM inicia pagamento do abono PIS e Bolsa Família este mês; o que MUDA?

Pontos-chave
  • Caixa Tem ganha novas modalidades de pagamento;
  • Grupo específico do abono salarial será contemplado pela plataforma;
  • Segurados do Bolsa Família também são inclusos no aplicativo.

Caixa Econômica Federal anuncia novos pagamentos pelo Caixa Tem. Nessa semana, a instituição financeira deu início a uma nova rodada pela sua poupança digital. Agora, os segurados do Bolsa Família e os trabalhadores com direito ao abono salarial podem receber por meio do aplicativo. No texto abaixo, saiba os detalhes para ambos os grupos.

Caixa TEM inicia pagamento do abono PIS e Bolsa Família este mês; o que MUDA? (Imagem: Reprodução/Google)
Caixa TEM inicia pagamento do abono PIS e Bolsa Família este mês; o que MUDA? (Imagem: Reprodução/Google)

A Caixa vem amplificando as funções de sua poupança digital. O Caixa Tem passou, a partir dessa terça-feira (08), a fazer pagamentos do abono salarial PIS para os servidores públicos.

Os envios estão sendo feitos nos mesmos moldes do auxílio emergencial, sendo alterado apenas o valor de acordo com a situação de cada trabalhador e prazo de saque.

Detalhes do abono pelo aplicativo

Inicialmente, os contemplados pelo Caixa Tem foram aqueles nascidos entre os meses de julho e novembro que não estão vinculados a nenhuma outra instituição financeira.

Para estes, os depósitos variam entre R$ 88 (valor mínimo do abono para quem trabalhou por 30 dias) e R$ 1.045 (valor máximo para quem trabalhou por 12 meses).

A Caixa começa hoje o pagamento do abono salarial do PIS por meio da poupança digital da Caixa. Nesta terça-feira (8) recebem os trabalhadores nascidos entre julho e novembro que não têm outro tipo de poupança ou conta corrente do banco, e ainda não sacaram o benefício.

A Caixa anunciou na semana passada o início dos pagamentos do abono por meio da poupança digital, que pode ser acessada pelo app Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Calendário do pagamento do abono na poupança digital

Nascidos em: Recebem a partir de:
Julho, agosto, setembro, outubro e novembro 8/12/2020
Dezembro 15/12/2020
Janeiro e fevereiro 19/1/2021
Março e abril 11/2/2021
Maio e junho 17/3/2021

Como acessar a quantia do abono pelo Caixa Tem

Diferentemente do auxílio emergencial, o trabalhador que receber o abono pelo Caixa Tem poderá acessa-lo de forma imediata. Na plataforma será possível fazer pagamentos e transferências sem precisar aguardar um tempo mínimo.

Caixa TEM inicia pagamento do abono PIS e Bolsa Família este mês; o que MUDA? (Imagem: Reprodução/Google)
Caixa TEM inicia pagamento do abono PIS e Bolsa Família este mês; o que MUDA? (Imagem: Reprodução/Google)

E os segurados do Pasep?

Para quem trabalha em instituição pública, o abono permanecerá sendo pago apenas por meio das agências individuais do Banco do Brasil. Nesse caso, não há inclusão através do Caixa Tem.

O funcionário deve aguardar seu dia de depósito (exibido no calendário abaixo) para ter o valor creditado em uma conta de sua titularidade.

Calendário para empregado em empresa privada

Nascidos em Recebem a partir de Recebem até
Julho 16/7/2020 30/6/2021
Agosto 18/8/2020 30/6/2021
Setembro 15/9/2020 30/6/2021
Outubro 14/10/2020 30/6/2021
Novembro 17/11/2020 30/6/2021
Dezembro 15/12/2020 30/6/2021
Janeiro 19/1/2021 30/6/2021
Fevereiro 19/1/2021 30/6/2021
Março 11/2/2021 30/6/2021
Abril 11/2/2021 30/6/2021
Maio 17/3/2021 30/6/2021
Junho 17/3/2021 30/6/2021

Pagamentos pelo Bolsa família

Quanto aos segurados do Bolsa Família, a caixa explicou que cerca de 9 milhões de pessoas que não possuem conta bancária passarão a receber através do Caixa Tem.

Para esse grupo, é preciso instalar o aplicativo e criar um login através dos dados de identificação pessoal. Ao fornecer o número do CPF, celular, data de nascimento e nome completo o segurado valida seu registro e tem a poupança digital disponibilizada.

De acordo com o cronograma, os primeiros contemplados pelo Caixa Tem serão aqueles cujo o número de inscrição se encerra em 9 ou 0. Para estes, os envios passarão a ser feitos a partir do próximo dia 22. Os demais deverão ter acesso ainda na modalidade tradicional conforme determina o calendário abaixo:

Calendário da última parcela do auxílio emergencial para Bolsa Família

Data de pagamento Quem recebe
10 de dezembro Beneficiários com NIS de final 1
11 de dezembro Beneficiários com NIS de final 2
14 de dezembro Beneficiários com NIS de final 3
15 de dezembro Beneficiários com NIS de final 4
16 de dezembro Beneficiários com NIS de final 5
17 de dezembro Beneficiários com NIS de final 6
18 de dezembro Beneficiários com NIS de final 7
21 de dezembro Beneficiários com NIS de final 8
22 de dezembro Beneficiários com NIS de final 9
23 de dezembro Beneficiários com NIS de final 0

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.