A redação é um ponto extremamente importante para os candidatos que vão fazer o Enem 2020, já que avaliação feita através dela é bem mais criteriosa do que a correção das provas objetivas das demais disciplinas no exame. Confira agora nossas dicas para atingir a pontuação máxima nessa prova.
Seguimos com nossa seção de dicas para o Enem 2020 falando sobre a redação.
O momento de realizar essa prova é um dos mais temidos por quem vai participar do Exame Nacional do Ensino médio, já que o tema é desconhecido e vários quesitos são avaliados por meio das 5 competências cobradas na redação. Confira nosso passo a passo.
Entenda a proposta de redação
Quando falamos da segunda competência nos referimos à capacidade de compreensão da proposta de redação. Para conseguir compreender a proposta é necessário ler atentamente o tema e os textos de apoio.
Nesse quesito o estudante pode cair na fuga parcial ou total do tema, justamente por não compreender de fato o que está sendo solicitado a ele.
Por exemplo, em 2017 o tema da redação foi: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” e os temas de apoio falavam sobre libras (linguagem de sinais), acontece que muitos candidatos acabaram escrevendo sobre o signo do zodíaco, ou seja, fugiram do tema.
Estruture a sua redação
O texto que o estudante deverá atender no Enem 2020 é dissertativo argumentativo.
Ele possui uma estrutura característica que os candidatos devem respeitar ao elaborar sua redação. Basicamente a estrutura é a seguinte:
- Introdução, com 4 a 6 linhas.
- Desenvolvimento, geralmente são dois parágrafos de, com 7 a 9 linhas cada um.
- Conclusão, com 7 a 9 linhas
É importante lembrar que os parágrafos devem ter ligação um com o outro, para não parecerem pontas soltas dentro do texto.
Explore seu conhecimento de mundo
Também na competência 2 é esperado que o estudante consiga associar o tema a diversos outros assuntos de áreas diversas, ou seja, demonstrar o seu conhecimento de mundo.
Fazer uso de citações pode ser um bom recurso para demonstrar conhecimento a quem vai ler o seu texto.
Não se esqueça da proposta de intervenção. Os temas propostos sempre estão ligados a problemas/desafios da nossa sociedade.
Por isso, para atender a competência 5 o estudante precisa apresentar propostas que resolvam os problemas que ele tiver citado no texto.
É importante lembrar que ao apontar possíveis soluções é interessante também apontar quem deveria executar essas ações, seja o Estado, determinado ministério, entre outros atores sociais.
Continue acompanhando a editoria de Carreiras no portal FDR.