5 Respostas sobre o funcionamento do Enem 2020 que você PRECISA saber

Estamos há exatos 67 dias do primeiro dia de aplicação do Enem. E ainda há algumas dúvidas que persistem na cabeça dos inscritos. Venha descobrir a resposta para os 5 principais questionamentos sobre o Exame.

5 Respostas sobre o funcionamento do Enem 2020 que você PRECISA saber
5 Respostas sobre o funcionamento do Enem 2020 que você PRECISA saber. Imagem/Reprodução Google

Na nossa série sobre o Enem já trouxemos dicas de estudo, de elaboração de planejamento de estudos, sobre os conteúdos cobrados. E hoje, vamos desvendar mais alguns detalhes de um dos Exames mais importantes do Brasil.

O Enem substituí o vestibular tradicional?

A resposta para essa questão é não, ele não substitui, mas serve de complemento aos processos seletivos de diversas instituições.

Muitas universidades reservam determinado número de vagas para ingresso pelo Enem, mas permanecem fazendo a prova tradicional de vestibular.

Para ingresso em 2021 algumas instituições até já anunciaram que, ao menos no primeiro semestre letivo, não haverá ingresso com uso da nota do exame, é o caso da Unicamp.

Qual escolher, o Enem ou o vestibular?

Tanto o vestibular quanto o exame são voltados a verificação dos conhecimentos dos estudantes, a grande diferença eles é que, no vestibular você concorre a vaga naquela instituição apenas.

Enquanto que no Exame Nacional do Ensino Médio é possível concorrer em universidades de todo o país e de formas diversas.

No Enem é possível se inscrever no SiSU, Fies, Prouni, e algumas instituições privadas fazem seleção própria com uso da média dos candidatos no exame.

Então, respondendo a questão, a escolha entre os dois depende muito da própria pessoa e de suas escolhas de cursos e de instituição.

Existe um limite de vezes que posso participar do Enem?

Não, o estudante pode se inscrever quantas vezes quiser e também não há limite de idade. A única necessidade é que ele tenha concluído o ensino médio. A mesma regra vale aos vestibulares.

Enem Seriado, o que é? E quando será aplicado?

Essa é uma forma de avaliação anunciada pelo Inep em que os estudantes serão avaliados anualmente e a nota do Exame será a somatória dos últimos 3 anos de estudos.

Ele será aplicado a partir de 2021 e as vagas para ingresso por meio dele estarão disponíveis a partir de 2024.

Tirei uma nota melhor no Enem anterior e agora?

Então, há um problema nessa questão, alguns processos seletivos, como o SiSU, só aceitam que os candidatos se inscrevam com a nota do último exame aplicado.

Assim, é bom investigar um pouco se o tipo de vaga em que você pretende concorrer existe essa opção.

 Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.