- As inscrições para os programas serão feitas em datas diferentes, mas no mesmo mês, janeiro.
- Com o veto presidencial a nota do Enem 2020 não deverá ser critério obrigatório para inscrição no Prouni e SiSU;
- O edital deve ser publicado em 18 de dezembro de 2020, mas algumas informações já foram divulgadas;
- O edital do ProUni deve ser divulgado ainda esse ano, em 15 de dezembro de 2020.
A espera acabou, estudantes que pretendem ingressar no ensino superior já podem consultar as datas e informações importantes dos programas do governo. Janeiro é o mês decisivo para quem pretende se candidatar ao Fies e ProUni 2021.
Na última semana o Ministério da Educação divulgou informações importantes sobre os processos seletivos do Fies e ProUni 2021, saiba mais a partir de agora.
Regras gerais Fies e ProUni 2021
As inscrições serão feitas em datas diferentes, mas no mesmo mês, janeiro. Para participar dos processos seletivos é necessário ter feito o Enem.
No Fies a regra é ter participado do exame a partir de 2010. No Prouni a regra é outra, é necessário ter feito a última versão do exame, isto é, a prova de 2019.
Fies 2021
O edital deve ser publicado em 18 de dezembro de 2020, mas algumas informações já foram divulgadas.
Estamos em meio a um semestre letivo atrasado por conta da pandemia. Prova disso é que o adiantamento dos contratos do Fies 2020.2, ou seja, do segundo semestre letivo de 2020, poderá ser feito até 31 de dezembro.
Acontece que, o Enem 2020 também está “atrasado” o que fez com que muitos estudantes se preocupassem quanto a data de inscrição para o programa.
A previsão é de que a consulta às vagas disponíveis possa ser feita nos dias 22 a 25 de janeiro de 2021 e a inscrição esteja disponível entre 26 e 29 do mesmo mês.
A primeira lista de pré-selecionados deve estar disponível no site em 2 de fevereiro e esses candidatos terão entre 3 e 5 do mesmo mês para fazer a complementação das informações diretamente na instituição de ensino.
Os candidatos em lista de espera devem ser convocados entre 3 de fevereiro e 18 de março.
ProUni 2021
Meses atrás o Presidente Jair Bolsonaro, ao analisar a Medida Provisória 934/20, que trata de mudanças extraordinárias na educação por conta da pandemia, vetou alguns pontos. Um deles está diretamente associado ao Prouni 2021.
Com o veto presidencial a nota do Enem 2020 não deverá ser critério obrigatório para inscrição no Prouni e SiSU do primeiro semestre letivo, pelo menos, de 2021.
No entanto, é preciso aguardar o lançamento do edital desses sistemas de seleção para saber quais as edições serão aceitas.
O edital do ProUni deve ser divulgado ainda esse ano, em 15 de dezembro de 2020.
As inscrições devem ser abertas em 12 de janeiro e ficam disponíveis até o dia 15 do mesmo mês.
A primeira chamada deve acontecer ainda em janeiro, no dia 19 e os candidatos têm até 27 de janeiro para fazer a complementação das informações que prestaram ao sistema.
Essa complementação é feita diretamente na instituição de ensino que o candidato irá estudar.
Em 1º de fevereiro a segunda chamada de candidatos deve ser divulgada, para eles a comprovação de informações acontece até o dia 9 de fevereiro.
Após essas convocações, a inscrição para a lista de espera deve ser realizada entre 18 e 19 de fevereiro e o resultado divulgado em 22 do mesmo mês.
Esses candidatos devem comprovar as informações do dia 22 a 25 de fevereiro de 2021.
Repercussão da divulgação dos calendários do Fies e ProUni 2021
Se observarmos as datas de divulgação das vagas, inscrição e matricula do Fies e ProUni 2021 percebemos que elas são anteriores a divulgação do resultado do Enem 2020.
O que fez com que uma grande discussão tivesse início entre os estudantes. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) demonstrou, por meio de nota, a preocupação dos membros quanto ao ingresso no ensino superior.
Uma vez que eles se viram diante de diversas mudanças ocorridas nesse ano por conta da pandemia.
Rozana Barroso é presidente da Ubes e disse:
“Não estamos entendendo nada. Poderemos entrar numa faculdade? Ou irão nos tirar isso também? O MEC precisa ser claro e responsável com nosso futuro, que é também o futuro do Brasil”.
Por outro lado, esse calendário pode favorecer aqueles estudantes que não irão participar do Enem 2020, pois é provável que edições anteriores do exame sejam aceitas nos processos seletivos. Esse é um debate que tende a continuar ainda.
Continue acompanhando a editoria de Carreiras no portal FDR.