IPTU 2021 terá reajuste em duas cidades do Rio Grande do Sul; veja QUANTO pagar

Os moradores de duas cidades do Rio Grande do Sul terão reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021). Descubra mais detalhes sobre o pagamento do imposto para as cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo.

IPTU 2021 terá reajuste em duas cidades do Rio Grande do Sul; veja quanto pagar
IPTU 2021 terá reajuste em duas cidades do Rio Grande do Sul; veja quanto pagar (Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo)

Novo Hamburgo

A cidade de Novo Hamburgo terá reajuste no IPTU de 2,31% de 2021. Este percentual representa a variação registrada entre 1 de agosto de 2019 e julho de 2020 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O pagamento em cota única do imposto proporcionará 15% de desconto. O contribuinte poderá parcelar a quantia em até dez parcelas, com o primeiro pagamento a partir de 25 de fevereiro. Serão distribuídos cerca de 124.500 carnês — o que representa um aumento de 5% comparado ao último exercício.

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) afirmou que os carnês serão entregues pelo correio pela primeira quinzena de janeiro. A partir de janeiro, as guias para o IPTU 2021 estarão disponíveis para retirada pelo site da prefeitura — na parte de Autoatendimento, Principais Serviços e, por fim, Emissão de Guias.

IPTU 2021: Valor, 2 Via, descontos e pagamento (GUIA COMPLETO)

São Leopoldo

Os contribuintes de São Leopoldo já podem ter acesso ao guia de pagamento da cota única do IPTU e Taxa Ambiental de Coleta de Lixo (TACL) 2021, por meio do portal da Prefeitura e aplicativo Cidadão – São Leopoldo.

Por conta da pandemia de covid-19, o guia de pagamento com a 1ª e 2ª opções de cota única e carnê de parcelas serão entregues pelos Correios. Segundo Rudinei Silva Nunes, da Secretaria da Fazenda, a Unidade de Padrão Monetária (UPM) tem a correção monetária anual, com base pelo IGPM.

Para o exercício fiscal de 2021, o reajuste foi de 20,92% no valor da UPM, comparado ao ano passado, de forma a incidir e atualizar o IPTU e TACL. Os descontos da cota única são cumulativos com os do bom pagador, com aplicação somente sobre o valor do IPTU.

O desconto máximo da cota única é de 10%. Para o bom pagador, a redução máxima no IPTU será de 12%. Dessa forma, o contribuinte poderá ter até 22% de desconto no imposto.

Além dessas possibilidades, os moradores da cidade podem obter descontos em outros casos especiais.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile