Como vai funcionar a prova do Encceja em 2021? Confira detalhes da nova edição do exame

O Encceja é uma ótima oportunidade para quem não concluiu os estudos e não possui tempo em voltar às aulas. A partir de uma prova de conhecimentos é possível conseguir a certificação de ensino fundamental ou médio.

Como vai funcionar a prova do Encceja em 2021? Confira detalhes da nova edição do exame
Como vai funcionar a prova do Encceja em 2021? Confira detalhes da nova edição do exame (Imagem: Reprodução/Google)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e foi criado em 2002 e é constituído por um teste de conhecimentos.

Para tentar adquirir a certificação de ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, quinze anos. Já os jovens a partir dos 18 anos podem fazer o teste para adquirir a certificação do ensino médio.

Segundo o MEC “O Encceja 2021 tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem … na convivência humana… e nas manifestações culturais…”.

Inscrição ENCCEJA

A inscrição é totalmente gratuita e online e começará entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021. Os brasileiros que residem no exterior e as que se encontram em situação de privacidade de liberdade também podem fazer a prova. Veja abaixo o passo a passo:

Caso você tenha realizado a edição anterior:

Prova ENCCEJA 2021

A prova está prevista para ser aplicada no dia 25 de abril. O exame possui duas categorias, sendo que ambas possuem uma produção textual em prosa do tipo dissertativo-argumentativo e trinta questões de múltipla escolha das seguintes áreas:

Caso o candidato tenha realizado a edição de 2019 e não tenha passado em todas as provas você poderá realizar apenas os testes que não passou. O Inep disponibiliza em seu portal apostilas para estudo, tudo gratuito e em PDF.

YouTube video player
Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile