Encceja 2020: Grupo de Youtubers se unem para criar vídeos de preparação para o exame

Canais com foco em educação farão ação conjunta para ajudar aos participantes do Encceja, marcado para abril de 202, ¸a se prepararem para o exame. A ação também prevê a participação da Band.

Encceja 2020: Grupo de Youtubers se únem para criar vídeos de preparação para o exame
Encceja 2020: Grupo de Youtubers se únem para criar vídeos de preparação para o exame. Imagem/Reprodução Google

Cada canal vai produzir 5 vídeos de conteúdo, exceto o canal Termine seus Estudos que produzirá 12. Além dos conteúdos produzidos para o YouTube, a Band também produzirá um documentário que irá ao ar no canal.

A ideia visa auxiliar e acompanhar os estudantes em seus momentos de estudo. A intenção é de que todos estejam bem preparados para a realização do Encceja 2020 e que ninguém seja prejudicado por conta da pandemia.

O que é o Encceja?

Aplicado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja é um exame destinado à jovens e adultos que não concluíram os estudos, e fazem parte do EJA, e que desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

Para participar do exame voltado ao ensino fundamental, estudante precisa ter 15 anos, pelo menos, na data de realização da prova. Já na participação do exame voltado ao ensino médio a idade mínima é de 18 anos de idade.

Canais participantes da ação

São 5 canais que participam da ação, além da emissora de televisão e rádio Band:

  • Biologia Total
  • Ciência Todo Dia
  • Débora Aladim
  • Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio
  • Professor Noslen
  • Redação e gramática Zica
  • Termine seus Estudos

Prova

O exame é composto de uma prova objetiva com 30 questões e uma redação.

Para o ensino fundamental são cobrados assuntos de: Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática.

Enquanto que no exame do ensino médio, os candidatos são cobrados nas áreas de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); Matemática e suas Tecnologias.

Fique de olho na editoria de Carreiras do FDR e tenha acesso a informações sobre as provas, vestibulares e concursos que acontecem em todo o Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.