Black Friday 2020 faz vendas históricas usando ESTA ferramenta na pandemia

Como já era esperado em um ano atípico, as vendas da Black Friday se concentraram mais do que nunca no comércio virtual. A quantidade de vendas pela internet foram maiores que as realizadas em lojas físicas pela primeira vez desde que a data passou a ser adotada no Brasil. Elas representaram 50,4% do volume transacionado na sexta-feira, 27, de acordo com o Itaú Unibanco.

Black Friday 2020 faz vendas históricas usando ESTA ferramenta na pandemia
Black Friday 2020 faz vendas históricas usando ESTA ferramenta na pandemia (Imagem Google)

Na sexta geralmente acontece o maior número de vendas de todo o fim de semana da Black Friday. O estudo feito pelo Itaú que considerou as transações através do cartão de crédito, as vendas pela internet aumentaram cerca de 13% em comparação com os mesmos dias de 2019.

Um terço das operações realizadas com cartão de crédito no país são com cartões do Itaú. Outras pesquisas já estimavam que as vendas pela internet cresceriam ainda mais neste ano, mas não eram capazes de prever a diferença entre a quantidade de vendas pela internet e pelo comércio físico.

De acordo com o Itaú, o aumento nas vendas pela internet ficou concentrado em quatro setores principais: restaurantes (+88%), material de construção (+63%), drogarias e cosméticos (+37%) e lojas de departamento (+31%).

Na contramão, a queda no volume de vendas das lojas lojas físicas, foi de 27% em comparação a 2019. Este resultado foi influenciado principalmente pelo setor de viagem e turismo (-44%) e vestuário (-37%).

A pandemia fez com que um público bem menor fosse em busca de ofertas presencialmente e os gastos com viagens acabaram ficando pra depois já que é impossível cravar um momento que tudo será normalizado.

Vendas pela internet somam R$5,5 bilhões

Fernando Amaral, diretor de cartões do Itaú Unibanco, diz que o aumento nas vendas pela internet é uma tendência do varejo.

Entre as formas de pagamento utilizadas nas compras da Black Friday, Fernando destacou o uso do cartão virtual, que teve um aumento de 153% no uso com relação a 2019, e uma maior presença de compras com cartão com a tecnologia NFC, por aproximação nas vendas em lojas físicas.

Entre quinta e domingo, as vendas online movimentaram R$5,5 bilhões no período segundo oa dados da Ebit/Nielsen.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.