Detran-SP divulga prazos para renovar CNH vencida após NOVO decreto do governo

Motoristas de São Paulo devem ficar atentos aos prazos de renovação da CNH. Nesta semana, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou que passará a cobrar a atualização das carteiras de habilitação vencidas em 2020. Dessa forma, o Detran SP informou que está pronto para retomar os processos de atualização dos documentos. 

Detran-SP divulga prazos para renovar CNH vencida após NOVO decreto do governo (Imagem: Reprodução/Google)
Detran-SP divulga prazos para renovar CNH vencida após NOVO decreto do governo (Imagem: Reprodução/Google)

Para ter a CNH regularizada, os motoristas de São Paulo deverão comparecer até uma das agências do Detran a partir do dia 1 de janeiro. O processo de fiscalização sob risco de multa ficará válido assim que for iniciado 2021.

Todos os condutores agora passarão a contar com novos prazos, com validade ao fim de cada mês.  

Quem teve a CNH vencida em janeiro deste ano, terá até 31 de janeiro de 2021 para fazer a renovação. Já para os motoristas de fevereiro o prazo é até o dia 28 do mesmo mês. Em março a mesma regra, e assim por diante.  

IPVA 2021: Formas de DESCONTOS, Calendários, DETRANs, pagamentos e consulta

Demais procedimentos 

O Detran SP explicou ainda que o reestabelecimento dos atendimentos já passará a funcionar a partir do dia 1 de dezembro. Serviços como transferência veicular, comunicação de venda e licenciamento de veículos novos também serão retomados. 

Para quem vai resolver questões referentes a CNH, o órgão pontuou que é preciso ter os documentos de PPD (Permissão Para Dirigir) e a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) também disponíveis. Ambos deverão ser atualizados juntamente com a carteira de habilitação.  

No caso dos cidadãos que desejam corrigir o licenciamento anual, esse protocolo vem sendo feito de forma digital desde o mês de maio. Porém, voltará também a contar com atendimento presencial a partir de um novo calendário divulgado ao longo das próximas semanas. 

Por fim, para quem precisa concluir os prazos das licenças para funcionamento das ITL (Instituições Técnicas Licenciadas), empresas que emitem o certificado de segurança veicular, em caso de modificações permitidas em veículos, vencidos de 20 de março a 30 de novembro de 2020, terão até o dia 31 de janeiro de 2021 para correção.  

Em caso de dúvidas ou demais informações basta entrar em contato com o órgão por meio do site https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao. 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile