Bancos privados querem autorização para ANTECIPAR saque aniversário do FGTS; veja as regras

O governo definiu que poderia ser realizadas a antecipação de crédito do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, as opções só são oferecidas pelos bancos públicos como Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil (BB).

Bancos privados querem autorização para ANTECIPAR saque aniversário do FGTS; veja as regras
Bancos privados querem autorização para ANTECIPAR saque aniversário do FGTS; veja as regras (Imagem: reprodução/Google)

Os bancos privados como Itaú, Santander e Bradesco ainda não estão fazendo parte desse novo negócio.

De acordo com as fontes do governo, há interesse dos bancos privados nessa linha, mas a operação precisa de um investimento operacional e tecnológico. 

As instituições estão priorizando os processos urgentes como o PIX, que foi o pagamento instantâneo criado pelo Banco Central e o Open Banking.

Um dos técnicos da área econômica disse ainda que a pandemia do novo coronavírus colocou uma pressão enorme nos bancos que precisaram antecipar os investimentos para acelerar a abertura de contas digitais. 

E ainda operaram com as linhas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que tinha como objetivo socorrer as empresas no momento de crise.

A fonte apontou que os bancos privados podem estar com problemas para operar com o chamado Peac Maquininhas, que é a modalidade de crédito garantido por venda com máquinas de pagamento digital para os microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas.

Antecipação do FGTS

A Caixa foi o primeiro banco a disponibilizar a linha de antecipação de crédito do saque, sendo assim, já são somados 1,7 milhão de contratos, o que representou, até o dia 24 de novembro, um volume de R$ 4 bilhões.

A taxa de juros praticada para antecipação é de 0,99% ao mês. A Caixa antecipa o valor dos saques correspondentes aos próximos dois anos.

No Banco do Brasil, é possível antecipar cerca de 3 ciclos do saque do FGTS, no valor mínimo de R$1 mil para cada uma das parcelas do saque-aniversário.

O Itaú está realizando testes para implantar o crédito antecipado do FGTS aniversário, e por conta disso não realizou contratações pela linha.

“O banco está sempre atento a oportunidades que ajudem a impulsionar a economia, e ressalta que seus clientes podem contar com apoio financeiro por meio de outras linhas de crédito para pessoa física, disponíveis nos canais digitais”, informou.

YouTube video player
Sair da versão mobile