Bancos privados querem autorização para ANTECIPAR saque aniversário do FGTS; veja as regras

O governo definiu que poderia ser realizadas a antecipação de crédito do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, as opções só são oferecidas pelos bancos públicos como Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil (BB).

Bancos privados querem autorização para ANTECIPAR saque aniversário do FGTS; veja as regras
Bancos privados querem autorização para ANTECIPAR saque aniversário do FGTS; veja as regras (Imagem: reprodução/Google)

Os bancos privados como Itaú, Santander e Bradesco ainda não estão fazendo parte desse novo negócio.

De acordo com as fontes do governo, há interesse dos bancos privados nessa linha, mas a operação precisa de um investimento operacional e tecnológico. 

As instituições estão priorizando os processos urgentes como o PIX, que foi o pagamento instantâneo criado pelo Banco Central e o Open Banking.

Um dos técnicos da área econômica disse ainda que a pandemia do novo coronavírus colocou uma pressão enorme nos bancos que precisaram antecipar os investimentos para acelerar a abertura de contas digitais. 

E ainda operaram com as linhas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que tinha como objetivo socorrer as empresas no momento de crise.

A fonte apontou que os bancos privados podem estar com problemas para operar com o chamado Peac Maquininhas, que é a modalidade de crédito garantido por venda com máquinas de pagamento digital para os microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas.

Antecipação do FGTS

A Caixa foi o primeiro banco a disponibilizar a linha de antecipação de crédito do saque, sendo assim, já são somados 1,7 milhão de contratos, o que representou, até o dia 24 de novembro, um volume de R$ 4 bilhões.

A taxa de juros praticada para antecipação é de 0,99% ao mês. A Caixa antecipa o valor dos saques correspondentes aos próximos dois anos.

No Banco do Brasil, é possível antecipar cerca de 3 ciclos do saque do FGTS, no valor mínimo de R$1 mil para cada uma das parcelas do saque-aniversário.

O Itaú está realizando testes para implantar o crédito antecipado do FGTS aniversário, e por conta disso não realizou contratações pela linha.

“O banco está sempre atento a oportunidades que ajudem a impulsionar a economia, e ressalta que seus clientes podem contar com apoio financeiro por meio de outras linhas de crédito para pessoa física, disponíveis nos canais digitais”, informou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!