TSE marca data para 1º turno das eleições municipais em Macapá

Eleições são remarcadas no Macapá. Diante da crise elétrica que afeta o estado do Amapá há mais de 15 dias, o Tribunal Regional Eleitoral informou que o primeiro e o segundo turnos das eleições deverá ocorrer apenas no mês de dezembro. As novas datas foram debatidas ao longo dessa quarta-feira (18) e já foram decididas em comum acordo.   

TSE marca data para 1º turno das eleições municipais em Macapá (Imagem: Reprodução/Google)
TSE marca data para 1º turno das eleições municipais em Macapá (Imagem: Reprodução/Google)

Não só os serviços foram paralisados no Macapá. Vivenciando o maior apagão da história, o estado também precisou remarcar as eleições.

Sem a possibilidade de utilização das urnas, o TRE regional informou que os eleitores deverão cumprir seu dever de votação no dia 6 de dezembro, data escolhida para o primeiro turno. 

Ainda cogitando a possibilidade dos votos se igualarem, o órgão já definiu também a data do segundo turno que foi marcada para 20 de dezembro. A ideia é que todo o tramite político ocorra antes do natal para que no primeiro dia de janeiro de 2021 os novos eleitos possam ocupar seus cargos.  

“O TRE deliberou por solicitar ao TSE nova data para a realização das eleições em Macapá sendo o 1º turno em 6 de dezembro e 2º turno em 20 de dezembro, se houver, de acordo com a disponibilidade técnica que nos foi informada pelo TSE. […] É decisão unânime. Determino que seja oficiado imediatamente ao TSE e que a equipe de tecnologia de informação da corte regional já inicie o que for necessário para os simulados com a TI do TSE”, explicou o presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo. 

TSE aprovou a proposta  

Além da avaliação do TER, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também precisou acompanhar a definição das datas. A aprovação foi validada durante a durante 4ª Sessão Administrativa Extraordinária, transmitida pela internet. 

Inicialmente, as datas escolhidas tinha sido os dias 13 e 27 de dezembro. Porém, o TRE argumentou a necessidade de antecipar as votações tendo em vista a resolução de possíveis erros técnicos que viessem a ocorrer.  

Ainda nessa quarta-feira (18), foi realizada uma coletiva de imprensa explicando como funcionará os processos de fiscalização e segurança. Os representantes afirmaram que até o primeiro turno a situação elétrica já estará reestabelecida e a preocupação maior será quanto as medidas de prevenção do covid-19. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.