Caiu no pente fino do INSS? Veja como atualizar seus documentos para NÃO perder seu salário

Segurados do INSS passam por processo de fiscalização em seus registros. Se você é um aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social fique atento. Cerca de 1,7 milhão de pessoas foram convocadas para esclarecer os registros legais enviados ao órgão A iniciativa tem como finalidade reduzir o número de fraude dos benefícios e vem resultando no desligamento de milhares de pessoas.  

Caiu no pente fino do INSS? Veja como atualizar seus documentos para NÃO perder seu salário (Imagem: Google)
Caiu no pente fino do INSS? Veja como atualizar seus documentos para NÃO perder seu salário (Imagem: Google)

O INSS explicou que a operação pente fino está sendo feita desde o início do ano. A ideia é que seja realizada uma revisão na documentação dos segurados para que os mesmos permaneçam tendo acesso aos seus benefícios.

Aqueles que foram convocados possuem um prazo de até 30 dias para corrigir os erros detectados, ganhando mais um mês de conclusão de análise.  

O procedimento de revisão é simples. O INSS vem enviando cartas para aqueles que estão com erros de cadastro. O documento está sendo entregue pelos correios ou pode ser acessado por meio das plataformas digitais do INSS.

Ao recebe-lo o segurado deve verificar os dados que precisam ser corrigidos e dar início ao processo de atualização.  

Basicamente basta reunir todos os documentos exigidos no documento e entrega-los ao INSS. Há duas possibilidades de fazer essa devolução. A primeira é por meio do Meu INSS, onde o segurado deve digitalizar e anexar todos os seus registros.

A segunda é através das urnas do instituto. Nesse caso, basta colocar as cópias dos documentos em um envelope devidamente identificado e entregar em qualquer ponto de coleta mais próximo de sua residência.  

O prazo total para a correção de até 60 dias contabilizados a partir da data de entrega da convocação.  

Abono extra de R$ 2 MIL para aposentados e pensionistas do INSS

Entrega dos documentos digitais 

Se você deseja optar pela entrega virtual, basta seguir as etapas abaixo: 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile