O mercado de varejo está sofrendo os primeiros impactos econômicos com o fim do auxílio emergencial. Via Varejo e Magazine Luiza, por exemplo, estão tendo perdas expressivas na Bolsa de Valores após queda no Índice de Confiança do Comércio.
De acordo com os dados da Funda Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Comércio recuou no mês de outubro, sendo essa a primeira vez desde abril, quando o país estava passando pelo auge da crise gerada pela pandemia de Covid-19.
A queda foi de 3,8 pontos, ou seja, caiu de 99,6 pontos para 95,8 pontos. Dessa maneira, a recuperação do setor que estava prestes a entrar em campo positivo ao ultrapassar os 100 pontos voltou a retroceder.
Segundo Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV-IBRE, “Depois de cinco altas consecutivas, a confiança do comércio volta a recuar em outubro. O resultado é fruto da combinação de queda tanto dos indicadores sobre o presente, quanto sobre os próximos meses.”.
“Apesar do resultado negativo na ponta, a percepção sobre o ritmo de vendas no mês segue mais positiva, acima dos 100 pontos. Por outro lado, a significativa queda das expectativas mostra que os empresários estão se tornando cada vez mais cautelosos com a sustentabilidade da recuperação.”, continuou Tobler.
O auxílio emergencial, segundo Tobler, é o grande vilão da queda de confiança no mercado. “A falta de confiança do consumidor e a incerteza sobre o período pós-programas de auxílio do governo, parecem contribuir para esse sinal de alerta.”, afirmou Rodolpho Tobler.
Auxílio emergencial tem contribuído não apenas para o financiamento das despesas familiares, mas também pela recuperação do comércio e economia do país. Porém, com o fim do auxílio, marcado para 31 de dezembro de 2020, os impactos negativos já começam a serem sentidos pelo setor.
As famílias estão menos preocupadas em gastar e começaram a economizar para 2021, já que até o momento nenhum outro programa foi definido para substituir o auxílio emergencial. Dessa maneira, a população brasileira passou a comprar apenas o essencial.
Com o Índice de Confiança do Comércio em queda o desapontamento dos investidores começou a influenciar na desvalorização das ações de grandes empresas varejistas de itens populares, como a Magazine Luiza (-2,01%) e a Via Varejo (-3,65%).