Prouni 2021: Qual a nota mínima para conseguir fazer minha inscrição?

As datas do Programa Universidade Para Todos ainda não foram definidas. Mas os estudantes já se preocupam com o ingresso no ensino superior por meio do Prouni.

Prouni 2021: Qual a nota mínima para conseguir fazer minha inscrição?
Prouni 2021: Qual a nota mínima para conseguir fazer minha inscrição? (Imagem/Reprodução Google)

Por meio do Prouni os estudantes têm a chance de ingressar no ensino de nível superior em instituições particulares reconhecidas pelo Ministério da Educação. O programa oferece bolsas de estudos com descontos que vão de 50% a 100%.

Média a ser alcançada

A premissa básica para se candidatar a uma das bolsas o Programa é ter participado de uma das edições do Enem a partir do ano de 2010.

Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação e atingido ao menos pontos de média geral. Há também o pré-requisito de renda familiar e pessoas que já possuem diploma de nível superior ficam impossibilitadas de participar da seleção.

É importante que o estudante entenda que os 450 pontos exigidos são apenas para que ele se candidatar, ele ainda passará pela seleção do Prouni e sua nota será avaliada em comparação com a dos demais participantes no processo seletivo.

Assim, se sair o melhor possível no Enem é a única garantia de que o estudante ingressará no ensino superior por meio do Prouni.

Nota de corte

Esse é o ponto central em que o estudante deve entender, se os 450 pontos são apenas para se inscrever, ele precisará atingir uma pontuação maior para ingressar no curso escolhido, essa é a nota de corte, o mínimo que ele precisa atingir em determinado curso.

Essa nota varia de ano para ano, pois leva em consideração o desempenho dos candidatos inscritos. Para você entender quanto precisará atingir no Enem 2020 trouxemos a nota de corte (de 4 cursos mais concorridos e 5 menos) do processo seletivo do Prouni 2020.

Para maiores informações sobre Processos Seletivos, Prouni e mais, acompanhe a seção Carreiras do Portal FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile