Saiba como os idosos podem renovar a CNH gratuitamente com a nova legislação

Você sabia que os motoristas idosos podem realizar a renovação da CNH de forma gratuita? Isso é possível devido a nova legislação de trânsito, que tem foco na segurança e na economia, e está oferecendo gratuidade especial para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de motoristas com mais de 50 anos.

Saiba como os idosos podem renovar a CNH gratuitamente
com a nova legislação. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Uma atualização na legislação que regula a emissão e renovação da CNH foi implementada pelo governo brasileiro para beneficiar os idosos e aliviar seus gastos. A principal modificação consiste na isenção de taxas no procedimento de renovação da carteira para aqueles que atendem a determinados critérios estabelecidos.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a CNH, confira.

Quem tem direito a CNH gratuita?

Como renovar a CNH sem custo?

Para os idosos que já querem renovar sua CNH gratuitamente, é fundamental estar ciente dos passos exigidos para a renovação e estar dentro dos pré-requisitos estabelecidos pelo Governo Federal. O procedimento é feito através do portal site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da sua região, onde o motorista deverá:

Categorias da CNH

As categorias da CNH são feitas de acordo com os tipos de veículos que o motorista está autorizado a dirigir. Atualmente, o Brasil conta com as seguintes categorias:

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile