UFMS suspende ingresso usando inscrição no SiSU de 2021

Suspenção da oferta de vagas pelo SiSU feita pela UFMS foi motivada pelas mudanças e atrasos ocorridos por conta da pandemia. Decisão dividiu opiniões nas redes sociais e muitos estudantes se manifestaram.

UFMS suspende ingresso usando inscrição no SiSU de 2021
UFMS suspende ingresso usando inscrição no SiSU de 2021. (Imagem/Reprodução Google)

Desde o último dia 15 de outubro a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem sido foco de diversas conversas.

Isso porque, a instituição decidiu não aceitar o Sistema de Seleção Unificada como forma de ingresso para o primeiro semestre letivo de 2021.

Por meio de nota, a instituição justificou a decisão de não aceitar o SiSU como ingresso para o primeiro semestre letivo de 2021:

“A adoção do Sisu para o primeiro semestre de 2021 acarretará início do semestre letivo somente em junho/2021, atraso ou inexistência de formaturas e prejuízo a “normalidade” conquistada por todos estudantes, professores e técnicos da UFMS em 2020”.

Formas de ingresso 2021

A decisão da UFMS vale apenas para o primeiro semestre letivo, em 2021.2 os candidatos poderão fazer uso da nota do Enem 2020 para adentrar no ensino superior da instituição, como afirma outro trecho da nota oficial:

UFMS reforça que o Sisu poderá ser utilizado para os cursos com entrada no segundo semestre de 2021, caso haja tempo hábil e sem prejuízo ao calendário acadêmico, e de modo a evitar prejuízos aos estudantes de todo o país, em datas de provas que não coincidem com o ENEM (presencial e digital) e demais provas nacionais”.

Para o primeiro semestre os estudantes serão selecionados de dois modos:

Ambos com inscrições abertas, que podem ser realizadas por meio do site Ingresso UFMS.

Posicionamento dos estudantes

Após a divulgação da notícia uma grande movimentação se formou e subiu a hashtag #FicaSisuNaUFMS. A movimentação no Twitter foi tamanha que os estudantes realizaram diversas postagens em vídeos, mensagens, fotos com a tag na última sexta-feira, 16.

A ideia dos estudantes é chamar a atenção da instituição e demonstrar que uma grande parcela dos candidatos à instituição são contrários à decisão.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e tenha acesso a diversas informações sobre os vestibulares.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile