Recentemente o Banco Santander divulgou o desenvolvimento de um score interno, que irá possibilitar o aumento nas chances que os clientes possuem de adquirir produtos sem burocracia. A criação facilitará as ofertas de crédito pois levará em consideração somente a boa relação do cliente com a instituição.
A novidade vai permitir que os correntistas da empresa possuam mais chances de serem aprovados em serviços de cartão de crédito, por exemplo.
Os consumidores que mais irão conseguir se beneficiar desse projeto são os que mantêm as contas em dia, tem o nome limpo e mesmo com esses fatores não conseguem obter aprovação em contratações na instituição.
A novidade exclusiva do Banco Santander tem o intuito de realizar a avaliação do histórico financeiro do correntista em conjunto com a instituição, pensando nas possibilidades de crédito e determinando, de forma segura e sem possuir qualquer tipo de riscos, a melhor oferta disponível destinada ao contratante.
Score de crédito
O score é o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do indivíduo com o mercado de crédito.
Cada cliente é pontuado conforme a análise de uma série de fatores, como por exemplo: histórico de dívidas negativadas, pagamentos de contas em dia, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.
A pontuação possui a variação de 0 a 1.000 pontos. Quanto maior o score, maiores são as chances de o consumidor honrar compromissos financeiros e possuir facilidade para acessar o mercado de crédito.
O cidadão pode fazer a consulta digitalmente da sua pontuação na página Serasa Score.
- Baixo score: até 300 pontos (alto risco de inadimplência);
- Médio score: entre 300 e 700 (médio risco de inadimplência);
- Alto score: pontuação acima de 700 pontos (baixo risco de inadimplência).
Pontuação
Possuir score baixo, ou seja, uma pontuação pouco significativa acarreta em algumas limitações em relação às linhas de crédito de bancos e instituições financeiras.
Essa realidade atinge milhões de brasileiros e dificulta os processos de obtenção de empréstimos, cartão de crédito e cheque especial.
Isso porque as empresas, além de consultarem se o consumidor tem restrições no SPC e Serasa, ainda realizam a análise da pontuação do score.