Meu score de crédito depende do cadastro no Serasa? Saiba aqui

Na busca pela obtenção de crédito, muitas pessoas recorrem a instituições que oferecem o serviço. Como critério de avaliação, pode ser usado o Serasa Score, que avalia, em pontuação de 0 a 1000, a confiabilidade do interessado. Uma dúvida bastante comum entre as pessoas é se ficará com a pontuação zerada, caso não tenha feito o cadastro. Confira mais detalhes sobre esse sistema.

Confira se o score de crédito depende do cadastro no Serasa
Confira se o score de crédito depende do cadastro no Serasa (Imagem: Reprodução/Google)

Primeiramente, saiba que a pontuação de crédito não está ligada ao cadastro. Caso a pessoa esteja iniciando na área financeira, pode ser que tenha um score mais baixo, mas o resultado não se dá por causa da falta de cadastro.

O Serasa explica que o score é o resultado dos hábitos de pagamento e também do relacionamento da pessoa com o mercado de crédito.

A pontuação varia de 0 a 1000 pontos. Quanto maior o número, o mercado entende que a pessoa tende a honrar os compromissos e trona mais fácil a obtenção de crédito. Esta função poderá ser usada como base na tomada de decisão, de acordo com os critérios das instituições.

Entre os fatores que influenciam na pontuação está o histórico de dívidas negativadas, a atualização dos dados cadastrais. Pagamento das contas em dia e o relacionamento financeiro com as empresas.

Veja como ocorre a divisão do Score Serasa:

  • de 0 até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • de 300 e 700: risco médio;
  • de 700 a 1000: baixo risco.

Como aumentar a pontuação

Como forma de ajudar as pessoas a conseguirem crédito com mais facilidade, o Serasa disponibilizou algumas dicas. Entre elas está o planejamento das contas, para não comprar aquilo que não poderá pagar. Dessa forma, evitará possíveis dívidas, que poderão sujar o nome.

Por conta de a pontuação ser dinâmica, pode haver mudança de um dia para outro. Ou seja, mesmo que o score esteja alto, o atraso de uma conta, por exemplo, pode diminuir repentinamente. Como forma de evitar a falta de pagamento, a pessoa pode deixar o pagamento das contas no débito automático.

Para consultar sua pontuação, acesse o site do Serasa Score e consulte o CPF grátis. O valor está disponível somente para o titular da conta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.