Na manhã de hoje (19), o índice Ibovespa Futuro registrou alta. Os resultados positivos foram reflexos de medidas internacionais que animaram os investidores. Entre os motivos, está o crescimento econômico da China, uma das maiores potências mundiais e a possível negociação do pacote de estímulo econômico nos Estados Unidos esta semana.
Para o mês de dezembro o valor do índice futuro foi de 99.145, com crescimento de 0,48%. Este dado foi registrado às 9h15, segundo o InfoMoney. Com relação ao dólar futuro, houve perda de 0,58%. O valor foi de R$ 5,616.
Já sobre os juros futuros, o DI para o início de 2022 teve recuo de seis pontos –base a 3,35%. Para 2023 a perda foi de quatro pontos-base, com a porcentagem de 4,75%. Em relação ao valor para janeiro de 2025, a queda foi maior, de cinco pontos-base a 6,57%.
Recuperação econômica da China
Em dados recentes, o PIB chinês registrou crescimento anual de 4,9%. Apesar de ter sido 0,3 ponto percentual menor que o esperado, o país já demonstra recuperação após a fase mais crítica da pandemia. Consequentemente, os investidores estão com olhares mais otimista ao país.
O varejo, por exemplo, teve alta de 3,3%. O valor foi acima do esperado e pôde ter o crescimento por conta de projetos realizados de infraestrutura. Já a produção industrial, a subida foi de 6,9%. Para ter uma ideia da importância desse número, a expectativa era de 5,8%.
Negociação para auxílio financeiro nos Estados Unidos
De acordo com Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados, até terça-feira seria o prazo esperado para que a Casa Branca tenha um acordo para o pacote de estímulos financeiros antes das eleições dos Estados Unidos.
O limite citado “diz respeito apenas a se quisermos fazer isso antes das eleições, o que queremos”, conforme indicado por ela este domingo, no programa “This Week”, na ABC. As eleições presidenciais acontecerão dia 3 de novembro.
O presidente Donald Trump afirmou, neste domingo (18), que tem o desejo de disponibilizar o recurso de US$ 2,2 trilhões, conforme demandado pelos democratas. “Eu quero um número maior do que ela quer. Isso não significa que todos os republicanos concordem comigo, mas acho que irão no final”, relata.