Unicamp define calendário com provas e matrículas do vestibular indígena 2021

Ocorreu nessa quinta-feira, 15, a votação do Comvest que decidiu a data do vestibular indígena de 2021 da Unicamp. Diferentes etnias podem se inscrever gratuitamente para concorrer a 88 vagas em diferentes cursos.

Unicamp define calendário com provas e matrículas do vestibular indígena 2021
Unicamp define calendário com provas e matrículas do vestibular indígena 2021. Imagem/ Reprodução Google

Novas datas após adiamento

O Comvest decidiu pela realização das provas em 11 de abril de 2021, a matricula deve acontecer apenas em agosto do mesmo ano.

A definição veio após o anuncio, em setembro, do adiamento das provas que aconteceriam, provavelmente, no fim do ano de 2020.

Em seu comunicado oficial sobre o adiamento, a Comissão Permanente de Vestibulares afirmou que:

“Considerando que as autoridades sanitárias orientaram para o isolamento social, a não aglomeração e a redução de viagens, devido a pandemia da Covid-19, logo, há impedimentos para locomoção das equipes do vestibular indígena – Unicamp para a realização das provas presenciais, principalmente pela especificidade das condições imunológicas da população indígena”.

Mudanças

Para o processo seletivo de 2021 serão oferecidas menos vagas que a edição anterior, que teve 96 vagas. Agora, os candidatos inscritos concorrerão a 88 vagas. As inscrições devem acontecer de dezembro de 2020 a janeiro de 2021.

Cidades como Campinas e Bauru no estado se São Paulo, Caruaru em Pernambuco, Dourados em Mato Grosso do Sul, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga no Amazonas receberão as provas do vestibular indígena da Unicamp.

Contudo, José Alves de Freitas, diretor da Comvest, salienta que há uma grande preocupação quanto as inscrições dos estudantes, para que as provas aconteçam é preciso que, ao menos, 50 estudantes se inscrevam em cada uma dessas cidades.

“Mencionamos dois pontos importantes. A observação sobre a pandemia no momento da aplicação e, antes, a mobilização para que os candidatos se inscrevam, considerando que a suspensão de aulas presenciais pode desestimular muitos candidatos ou mesmo dificultar o acesso à informação sobre o período de inscrição e a manutenção do vestibular indígena. Faremos um trabalho extra junto aos atuais estudantes para que nos auxiliem na divulgação”, disse o diretor.

Cronograma

As inscrições serão gratuitas e feitas pela internet

Quer saber mais sobre os processos seletivos da Unicamp? Então, acompanhe a seção Carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile