Enem 2020: 5 conteúdos que você precisa estudar sobre química

Nossas dicas para o Enem 2020 continuam. Depois de falar sobre a redação, matemática, língua portuguesa e biologia, é a vez de falar sobre química e seus conteúdos mais importantes para se sair bem e atingir uma boa nota no exame.

Enem 2020: 5 conteúdos que você precisa estudar sobre química
Enem 2020: 5 conteúdos que você precisa estudar sobre química. (Imagem/Reprodução Google)

A disciplina de química no Enem faz parte da área de ciências naturais e suas tecnologias, juntamente com biologia e física.

O que é mais cobrado em química?

Existe uma média de 16 assuntos mais cobrados na prova de química do exame, entre eles damos um destaque especial para:

  • Química ambiental;
  • Química orgânica;
  • Estequiometria;
  • Química inorgânica;
  • Separação de misturas.

Como estudar química para o Enem?

Tão importante quanto saber os assuntos que mais caem na prova é saber estudar eles de forma correta. Assim, trouxemos algumas dicas:

  1. Contextualize, o estudante precisa lembrar que a prova do Exame Nacional do Ensino médio é uma prova contextualizada com atualidades, então, ele deve fazer isso ao estudar, tentar ver aplicação da química no cotidiano. Esse é uma questão que pode ser bastante sentida pelas pessoas que irão realizar o Enem Digital, pois será possível que na prova ele se depare com imagens interativas e até vídeos.
  2. Estude de forma progressiva, você sabe quais os assuntos primordiais, mas algumas coisas precisam ser vistas antes deles, muitos desses assuntos estão ligados a outros ditos mais fáceis. Então, não se deve negligenciar essas bases e tentar pular às questões de maior complexidade.
  3. Aprenda a ler gráficos, eles estão presentes no exame em questões de praticamente todas as áreas. Ler um gráfico é muito mais do que olhar para a imagem, no que diz respeito a química, é preciso que o estudante saiba aplicar as fórmulas corretas aos dados obtidos por meio deles.
  4. Foco na tabela periódica, os elementos químicos presentes na tabela sempre são cobrados no Enem, mas não se tem a tabela ali para consultar, então o estudante precisa ter alguns conhecimentos prévios para se sair bem.

5 formulas químicas que você precisa saber

Falamos dos assuntos, demos dicas, é a vez de falar das formulas, listamos as 5 que você precisa ter conhecimento para responder a prova do Enem:

  1. Densidade
  2. Número de Mols
  3. Concentração molar
  4. Ph
  5. DDP ou força eletromotriz da pilha

Quer mais dicas do Enem? Então, acompanhe a seção Carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.