5 Conteúdos de matemática que você precisa estudar para o ENEM

As provas do ENEM 2020 se aproximam, serão em 17 e 24 de janeiro de 2021. Então, é hora intensificar os estudos. Listamos os 5 assuntos de matemática que mais são cobrados nas provas.

5 Conteúdos de matemática que você precisa estudar para o ENEM
5 Conteúdos de matemática que você precisa estudar para o ENEM. Imagem/Reprodução Google

Já trouxemos várias dicas para os estudos do Enem 2020, até mesmo os assuntos que mais caem na prova.

Hoje é o momento apresentar os cinco principais conteúdos que os alunos precisam focar para atingir um bom desempenho nas provas de matemática.

  1. Grandezas Proporcionais

Falamos em grandezas proporcionais quando ocorre nelas a mesma variação, ou seja, se uma varia em X, a outra também aviará em X. já a grandeza inversamente proporcional é aquela em que quando uma A aumenta, B diminui, na mesma quantia.

Para o cálculo, utiliza-se a regra de 3.

  1. Álgebra

No Enem o estudante deve conseguir, por meio da álgebra, resolver problemas que envolvem variáveis técnico-cientifica ou socioeconômica. E também identificar relação do conteúdo com  as grandezas.

Pode aparecer um gráfico ou tabela associadas às questões desse assunto.

  1. Problemas de 1° e 2° graus

A equação de 1º grau é outro assunto em que o estudante pode encontrar gráfico na questão, ela é representada pela fórmula: ax + b = 0.

Já a equação de 2º grau pode ser cobrada de formas diversas, mas sempre é utilizada a equação: ax² + bx + c = 0. Geralmente se faz uso de Bhaskara ( )com o resultado da equação anterior.

  1. Porcentagem e Matemática Financeira

Porcentagem, como o próprio nome já diz, é uma divisão por 100. Esse é um assunto que pode aparecer associado à matemática financeiras no Enem 2020.

  1. Funções

Na prova do Exame o estudante pode encontrar quanto Função do 1º grau : (x) = ax + b ou de 2º grau: f(x) = ax² + bx + c. para encontrar os valor de X, Bhaskara será novamente utilizado.

Estudando matemática para o Enem

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio é algo que demanda dedicação. Quando falamos em matemática é preciso saber as formulas, mas não só isso, é necessário saber aplicar a lógica nas questões.

O estudante pode buscar materiais complementares na internet, assistir a um dos aulões que divulgamos no site e revolver as provas anteriores.

Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR e tenha acesso a todas as informações sobre o Enem.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.