TUDO o que você precisa saber para tirar nota 1.000 na redação do Enem 2020 

Devido a pandemia de novo coronavírus, o ano de 2020 sofreu alterações nos mais diversos setores existentes. Na educação não foi diferente. Com as portas das escolas fechadas, a fim de evitar aglomerações e possíveis contaminações, professores e alunos tiveram de se reinventar nas atividades remotas. Sendo assim o motivo pelo qual a prova do Enem 2020 ter sido adiada para 2021. Aliás, você sabe o que é preciso para ir bem em uma redação do exame?

Tudo o que você precisa saber para tirar uma BOA nota na redação do Enem 2020 
TUDO o que você precisa saber para tirar nota 1.000 na redação do Enem 2020  (Imagem: reprodução Google)

Primeiramente, vamos por partes: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será realizado em janeiro. Desse modo, a prova impressa será nos dias 17 e 24 do mês. Já a versão digital do exame será aplicada entre os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro. 

Aliás, a prova é conhecida por ser a porta de entrada dos estudantes ao ensino superior. Por conta disso, muitos passam o ano inteiro estudando para tirar uma boa nota no exame como um todo. Seja nas competências de múltipla escolha e na redação. 

A redação é uma etapa muito importante, pois são avaliados a capacidade do estudante de criar e defender uma tese no quesito dissertativo-argumentativo.

Assim, em 30 linhas, o aluno deve desenvolver suas ideias de forma clara e coesa, dominando a língua portuguesa. Inclusive, estes são alguns dos requisitos necessários para que o estudante possa encarar uma graduação. 

Mas, afinal, o que é preciso saber para tirar uma boa nota na redação do Enem? Aqui vão algumas dicas preciosas que podem ajudar. 

Correção da redação

Primeiro, é preciso entender que a correção da redação é feita por dois professores diferentes. Aliás, nenhum dos corretores sabe qual foi a nota atribuída por cada um. Assim, a meta é que o exame tenha maior credibilidade na parte de correção.

Portanto, após cada um dar a sua nota, o sistema tira uma média entre os valores, resultando assim em uma pontuação final. Vale lembrar que, em casos de a diferença ser de 100 pontos entre os corretores, um terceiro avaliador é solicitado. 

Elaboração da redação do Enem 2020

Lembre-se que o texto precisa ser divido em partes. Além do título (afinal, nunca esqueça do título), a redação precisa ter introdução, desenvolvimento (com, pelo menos, 2 argumentos) e conclusão.

São 30 linhas para produzir uma dissertação-argumentativa que tenha um contexto e apresente uma tese. Seja exposto a argumentação e defesa da tese apresentada. Além disso, que termine apresentando as possíveis soluções. 

Domínio da norma culta

Ademais, é preciso que o estudante apresente letra legível e domine a norma culta da língua portuguesa. Pois isso será avaliado pelos corretores. Revise vírgulas, concordância verbal e acentuação. 

Coesão e coerência

Após apresentar uma tese, defenda-a até o fim. Mantenha a coesão e coerência do seu texto, sempre interligando os argumentos. Se possível, tente evitar termos óbvios também.

Fique atento às novas regras do Enem

Vá até o site do Enem, leia o edital, e verifique todas as regras. Isso será de grande ajuda para você entender como funciona a redação e o que é necessário para tirar uma boa nota e, quem sabe, garantir a tão sonhada vaga em um curso do ensino superior. 

Mais dicas para se preparar para o Enem podem ser acompanhadas diretamente em nossa página de carreiras!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!