5 Dicas para te ajudar na preparação do Enem 2020 

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já está com as datas marcadas. Por conta da pandemia, a próxima edição da prova vai acontecer em janeiro do ano que vem. Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para o exame. 

5 Dicas para te ajudar na preparação do Enem 2020 
5 Dicas para te ajudar na preparação do Enem 2020 (Imagem: reprodução/Google)

Primeiro, você precisa se planejar para a prova. Elabore um cronograma de estudos que contemple todas as áreas da prova.

Estabeleça metas semanais e objetivos para serem cumpridos diariamente. Seja escrever três redações por semana, ler novos conteúdos de língua portuguesa ou de matemática, o importante é traçar suas metas e cumpri-las. 

Priorize em seu cronograma os tópicos da prova em que você tem maior dificuldade. Dessa forma, pode se dedicar melhor neles. 

Ambiente de estudos

Escolha um ambiente de estudos calmo e tranquilo. Em tempos de quarentena, com a família em casa, encontrar um lugar mais calmo pode ser um desafio. 

Contudo, tente estabelecer um espaço onde seja confortável e apropriado para o estudos. 

Tenha a disposição apenas aquilo que vai te ajudar nos estudos. Evite o uso de celular e fuja da televisão em seu cantinho de estudos. 

Faça simulados do Enem

Caso sua instituição de ensino não forneça simulados para o Enem, busque na internet por algumas opções. Em diversos sites você consegue encontrar simulados gratuitos que auxiliam no preparo para a prova. 

Com esse reforço no estudo, você consegue compreender quais são as áreas que está tendo maior dificuldade. Além disso, é um preparo para simular o dia da prova, já que o exame conta com, em média, 5 horas de duração. 

Tire suas dúvidas

Sabe aquela matéria que você está tendo dificuldade de entender? Anote suas dúvidas e questione um professor ou até mesmo um amigo. Converse com alguém para compreender como solucionar o problema

Cuide de sua saúde

Tão importante quanto se dedicar aos estudos, é preciso também se dedicar a sua saúde. 

Cuide da sua mente lendo livros que não sejam necessariamente de estudos para a prova, assista um filme ou uma série, ouça o álbum novo do seu cantor favorito. 

Converse com sua família. Explique suas dificuldades nos estudos, conte sobre seu dia a dia.

Pratique atividades físicas. Não apenas para um corpo mais saudável, mas também para uma mente melhor. As atividades físicas auxiliam no processo de aprendizagem. 

Datas do Enem

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!