5 Conteúdos de língua portuguesa que são cobrados na prova do Enem

Depois de falarmos de matemática no Enem é a vez de língua portuguesa. Essa disciplina apresenta uma grande variedade de assuntos que os estudantes precisam focar para alcançar uma nota alta no exame. Hoje, selecionamos os 5 conteúdos mais cobrados.

5 Conteúdos de língua portuguesa que são cobrados na prova do Enem
5 Conteúdos de língua portuguesa que são cobrados na prova do Enem. Imagem/Reprodução Google

A prova de linguagens do Enem, em que língua portuguesa está inserida, corresponde a um quarto do Exame Nacional do Ensino Médio.

Nela não basta que o aluno saiba interpretar, mesmo que isso seja extremamente importante, ele tem que ser capaz de aplicar os conceitos que estudou. Na prova de linguagens do Enem o estudante deve apresentar domínio de 9 competências.

  1. Tendências Contemporâneas

Está ligada a literatura, tem a ver com o concretismo, neoconcretismo, tropicália e mais.

  1. Estrutura e formação das palavras

Nesse conteúdo o estudante vai ver derivação: prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria. Em composição, que é quando a palavra é formada por duas ou mais palavras simples ou radicais, ele verá dois tipos: justaposição e aglutinação.

  1. Pontuação

Esse é um assunto extremamente importante, por dois motivos, ele é cobrado na prova de língua portuguesa e também na produção da redação (vale lembrar que a redação do Enem tem um peso muito grande para quase todos os processos seletivos de ingresso no ensino superior).

  1. Classe de palavras

Conhecer um substantivo (concreto e abstrato), saber o que é um adjetivo, um verbo, advérbio e demais classes é um requisito importante àqueles que irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

  1. Conceitos básicos dos estudos literários

Esse tema é bem amplo, o estudante deve saber sobre denotação e conotação,  tempo do texto literário, escolas literárias e mais.

Nossa dica bônus é: estude coesão textual esse assunto pode ser cobrado nas questões, mas com toda certeza será cobrado na redação. Coesão diz respeito às conexões que fazemos entre as partes do texto e que ajudam na construção do sentido.

Como falamos de construção de sentido, cabe também citar a coerência é de fato a construção de sentido textual. Esses dois elementos andam lado a lado, mas pode acontecer de um texto apresentar um deles e não o outro.

Acompanhe a seção Carreiras do fdr e tenha acesso a mais dicas para o ENEM 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.